Como comparar Deus com ídolos feito por mãos humanas?

O capítulo 40 do livro de Isaías é uma mensagem muito forte e didaticamente explicada para nossa mente acompanhar a narração até a conclusão que Deus quer que cheguemos.

1. Essa parte Deus fala sobre como a humanidade é passageira, como o homem murcha e morre assim como a erva e opostamente a isso, como Deus e sua Palavra permanece para sempre:

“A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala”.  Uma voz ordena: “Clame”. E eu pergunto: O que clamarei? “Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como a flor da relva.  A relva murcha e cai a sua flor, quando o vento do Senhor sopra sobre elas; o povo não passa de relva.  A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre”.
Isaías 40:5‭-‬8

2. Continua com perguntas que demonstram a grandeza de Deus e seu poder, opostamente à pequenez de nós homens:

“Quem mediu as águas do mar na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus?
Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos? 
Quem definiu limites para o Espírito do Senhor , ou o instruiu como seu conselheiro? 
A quem o Senhor consultou que pudesse esclarecê-lo, e que lhe ensinasse a julgar com justiça?
Quem lhe ensinou o conhecimento ou lhe apontou o caminho da sabedoria? 
Na verdade as nações são como a gota que sobra do balde; para ele são como o pó que resta na balança; para ele as ilhas não passam de um grão de areia. 
Nem as florestas do Líbano seriam suficientes para o fogo do altar, nem os animais de lá bastariam para o holocausto. 
Diante dele todas as nações são como nada; para ele são sem valor e menos que nada.”
Isaías 40:12‭-‬17

3. De forma didática, o texto nos leva a conclusão que diante de um Deus tão grande, como nós criaturas dele, ousaremos compará-lo a alguma coisa material e visível?

“Com quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?  Com uma imagem que o artesão funde, e que o ourives cobre de ouro e para a qual modela correntes de prata?  Ou com o ídolo do pobre, que pode apenas escolher um bom pedaço de madeira e procurar um marceneiro para fazer uma imagem que não caia?  Será que vocês não sabem? Nunca ouviram falar? Não contaram a vocês desde a antiguidade? Vocês não compreenderam como a terra foi fundada?  Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro e os arma como uma tenda para neles habitar.  Ele aniquila os príncipes e reduz a nada os juízes deste mundo.”
Isaías 40:18‭-‬23

4. Nesse momento do texto, o próprio Deus pergunta:
“Com quem vocês vão me comparar? Quem se assemelha a mim?”, pergunta o Santo. 
Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso?
Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome.
Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!”
Isaías 40:25‭-‬26

A mensagem que fica clara é que Deus é Criador, poderoso, criou tudo que existe, o imenso Universo, o vasto mar, as ilhas para Ele não passam de um grão de areia, as nações são para Ele como nada, somos como gafanhotos diante dEle, Ele aniquila os príncipes e reduz a nada os juízes deste mundo,
chama as incontáveis estrelas do Universo cada uma pelo nome!!!! Sua grandeza, seu poder, sua força e seu conhecimento é imensurável, nossa mente limitada não o pode perceber em toda sua grandeza. Ele é Deus e não há nada que se compare a Ele.

O escultor, o ourives, o artesão não pode esculpir nem materializar nenhuma imagem, nem ídolo, nada que se compare à sua grandeza infinita.
Diante da exposição e da consciência de um Deus com tamanha grandeza e poder, Ele nos pergunta:
“Com quem vocês vão me comparar? Quem se assemelha a mim?”, pergunta o Santo.

Deixe um comentário