Jesus é Deus

Satanás esforça-se por esconder a verdade de que Jesus é Deus e do seu amor em se esvaziar da Sua glória.

Jo 1.1. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava COM Deus, e o Verbo ERA Deus.

Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” O Pai e o Filho são UM e estavam juntos na criação. (Gn 1.26 – “Façamos…”)

Is 9.6. “Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro; Deus Forte; Pai da

Eternidade; Príncipe da Paz.”

A. PRIMEIRA EVIDÊNCIA: JESUS FALOU DE SI MESMO COMO SENDO DEUS
Jo 8.58. “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.” (em português, o normal seria: “…eu existia”.) Em Jo 8.28 e 13.19, Ele refere-se a si mesmo, novamente como: “EU SOU”.

Jo 10.30-33. “Eu e o Pai somos Um” => Que criatura ousaria dizer que ele e o Criador são UM? Ele se apresentava como Deus, por isso os judeus queriam apedrejá-lo.

Jo 14.6. “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém VEM ao Pai senão por Mim”.

B. SEGUNDA EVIDÊNCIA: O ENSINO APOSTÓLICO

Os apóstolos entendiam que Jesus Cristo é o mistério de Deus (C| 2.1-2):
Não se explica com uma lógica humana porque transcende a humanidade.
CI 2.9. Em Jesus, “habita corporalmente TODA A PLENITUDE da divindade”.

Os apóstolos afirmaram que Jesus é Deus:
At 20.28. “… a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Paulo afirma que Deus comprou a Igreja com o Seu próprio sangue. Ele está dizendo que
Jesus é o Deus que se fez carne e derramou Seu sangue.
Rm 9.5. Paulo declara que Cristo é o “Deus bendito, para todo sempre. Amém”.
Tt 2.13. “..aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.”
2Pe 1.1-2. “…na justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo”, como falando de uma única pessoa.
1Jo 5.20. “Este é o verdadeiro Deus e a Vida Eterna.”

C. TERCEIRA EVIDÊNCIA: ALGUMAS DESIGNAÇÕES E TÍTULOS ATRIBUÍDOS a DEUS PAI SÃO TAMBÉM ATRIBUÍDOS A JESUS

=> O Primeiro e o Último, o Alfa e o Ômega:
Ap 21.5-7. O Pai: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim… e Eu lhe serei Deus.” Ap 1.17-18; 22.12-16. O Filho: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o
Princípio e o Fim… Eu, Jesus, enviei o meu anjo…”.

=> O Santuário dos remidos:
Ap 21.1-3 e 21-22. O Tabernáculo de DEUS com os homens é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, E o Cordeiro.

=> A Luz da Nova Jerusalém, a Noiva do Cordeiro:
Ap 21.23. A Cidade é iluminada pela glória de Deus e o Cordeiro é a sua lâmpada.

D. QUARTA E MAIOR EVIDÊNCIA: JESUS ACEITA SER ADORADO

=> É adorado pelos homens, antes e depois da ressurreição, aqui na Terra:
Mt 8.1-3. O leproso: (v.2) “E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o…”;
Mt 15. 24-25. A mulher siro fenícia: (v.25) “Ela, porém, veio e o adorou…”;
Mt 20.20. A mãe de João e Tiago: “Então, se chegou a ele… e, adorando-o, pediu-lhe…”;
Jo 9.35-38. O cego de nascença: “Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.”;
Jo 20.26-29. Tomé: “Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu”.
Como Jesus poderia aceitar ser adorado se ele mesmo disse que só a Deus se deve adorar e prestar culto? (ver Mt 4.9-10; Ex 20.4-5; Ap 19.10; Ap 22.8-9) Ou recebemos
Jesus como Deus ou o consideramos um impostor.

=> Estando já exaltado nos céus, é adorado por toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar e tudo o que neles há:


Ap 5.1-8 e 12-14. Os céus se põem de joelhos diante do Cordeiro e O adoram. O Pai e o Filho recebem adoração em conjunto. “Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono E ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam:
Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.”

(Resumo Lição #006 Fundamentos – Versão Ago/2021)

Deixe um comentário