POR QUE JESUS VEIO AO MUNDO?

Para se responder a essa pergunta, torna-se necessário contar uma história.

Deus não nos deixou versículos e capítulos, mas uma história e essa história tem início, meio e fim.


Tudo começou em Gênesis, antes da fundação do mundo. Um dia, lá na eternidade, subiu ao coração de Deus o desejo de ter filhos à sua imagem e semelhança. Então Deus criou os céus, a terra e tudo que neles há. E, no sexto dia da criação, Deus criou o homem.


“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Gênesis 1:26 e 27


Deus inicia o seu processo de formar uma família de filhos semelhantes a Ele.

Deus tomou a mulher e deu ao homem e disse: multiplicai e enchei a terra. Em outras palavras, Ele disse: Eu quero ter muitos filhos semelhantes a mim!


Contudo, antes que o homem tivesse seu primeiro filho, veio a queda. A serpente, o diabo, o adversário de Deus visitou o homem no Jardim. Deus havia dito para o homem não comer da árvore, porque ele certamente morreria, mas a serpente disse para o homem que ele certamente não iria morrer.


“Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” Gênesis 3:4-6


O homem está sempre dividido entre o Conselho de Deus e o conselho dos ímpios, entre a verdade de Deus e a mentira.

E por trás de toda mentira, quem está? O diabo, o príncipe desse século. O homem tomado pela tentação de ser igual a Deus e ter o conhecimento do bem e do mal, ser independente, andando sob a sua própria cabeça, tomou do fruto e comeu. A consequência foi terrível.

O homem se contaminou pela soberba e orgulho do conhecimento e perdeu a pureza. A rebelião e maldade entraram no coração do homem e o homem se estragou.


O pecado entrou no mundo através do homem:


Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12

O pecado entrou no mundo e o homem tornou-se inútil para o Propósito de Deus. Deus quer uma família de muitos filhos semelhantes a Ele e o homem já não mais reflete à Sua Imagem, à Sua Glória. O homem tornou-se inútil, porque Deus queria filhos à sua imagem e à sua semelhança.


“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Romanos 3:23


“como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Romanos 3:10-12


A cada etapa da criação, Deus olhava e contemplava o que Ele havia criado e dizia que era bom, mas quando Ele criou o homem, Ele disse: foi muito bom, isso é muito bom.

Agora, contudo, depois da queda, Ele olha para a sua criação e diz assim:

“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;
então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” Gênesis 6: 5-7


A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.


“Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.” Gênesis 6: 11-12


Em Gênesis 1, Deus inicia o seu Propósito, o Propósito com a criação. Em Gênesis 3, Satanás interfere no propósito de Deus, levando o homem a pecar.

Em gênesis 6, temos o homem se corrompendo e Deus se arrependendo da sua criação.


Apesar da queda e da situação do homem, Deus tem um Propósito e Deus não desistiu do seu Propósito.

E Deus fez “tentativas”. Por que tentativas? Não porque Deus não sabia o que fazer. Deus sabia, Deus sempre soube. Deus é onisciente, onipresente, onipotente, mas para mostrar nos tempos futuros que só havia uma solução para restauração de todas as coisas. Para que nós hoje pudéssemos olhar para trás e ver o que Deus fez e não funcionou. Deus provou para nós que só havia um jeito de restaurar todas as coisas.

Ele “tenta”:

1. A partir de uma família – Noé (8 pessoas), reiniciar a raça;

2. Ele “tenta” a partir de um homem – Abraão;


3. Ele “tenta” através de lei rígidas – Moisés;

5. Ele “tenta” através de profetas, através de reis mas o ser humano continua o mesmo.

O orgulho, a soberba, a maldade, a rebelião e toda a consequência do percado permanecem. Não havia nada que pudesse solucionar o problema.


Após milênios de história, nós vemos Paulo descrevendo a condição da raça humana:


“A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.
Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;
pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais,
insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.
Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” Romanos 1: 18-32


O homem continua perdido e chega o momento de Deus enviar a solução.

Não somente uma solução para o homem, mas uma solução para todo o problema de Deus.


Jesus é a solução.


Na plenitude dos tempos, no tempo determinado pela sua soberania, Jesus veio ao mundo.

A história precisava de um segundo Adão. A raça humana precisava ser reiniciada. Deus precisava transformar esse homem que se tornou inútil para o seu Propósito em um novo homem. Um homem que refletisse Sua Glória.

Deus quer filhos semelhantes a Ele. Jesus era esse homem. Jesus é o segundo (e último) Adão. Jesus é o primogênito dessa nova raça.

Assim como nascemos de Adão, necessitamos nascer de novo: nascer de Cristo Jesus, para nos tornarmos participantes dessa nova raça que viverá eternamente, depois da restauração de todas as coisas.


O primeiro Adão

  • Quis ser igual a Deus
  • Quis ser Deus
  • Quis o conhecimento
  • Quis ser independente
  • Queria glória
  • Desobedeceu
  • Quis ser senhor
  • Pecou
  • Está morto


O segundo e o último Adão – Jesus

  • Não julgou o ser igual a Deus, coisa a que se devia aferrar
  • Se fez homem
  • Não falou e nem fez nada de si mesmo
  • A si mesmo se esvaziou
  • Abriu mão de Sua Glória
  • Foi obediente até a morte
  • Se tornou servo
  • É Santo
  • Está VIVO

Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 15: 45-57


Jesus veio ao mundo para que o homem não pereça, mas tenha a vida eterna.

Quem crer em Jesus: viverá; quem não crer: perecerá.

Aquele que quiser continuar sendo parte dessa história, deve se arrepender; deve crer em Jesus e em Seu Evangelho; deve ser batizado e receber o Espírito Santo.


“E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; mas Deus, assim, cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus,
ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.
Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo.” Atos 3: 17-23


Jesus veio. Não veio só por amor ao homem, para salvar o homem. É muito mais que isso. Ele veio por amor ao Pai e por amor ao Propósito do Pai.

Essa história não é somente a história do ser humano. É a história de Deus, do Seu Propósito e do Seu Reino. É uma história que começa antes da fundação do mundo, antes que o homem existisse, antes que o mundo existisse, que se estende por toda eternidade.


O resumo da história:


“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;
nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”
Efésios 1: 13-14


Que o Senhor nos dê a graça de perseverar crendo em Jesus, obedecendo ao Senhor, para sermos participantes de tão grande salvação que Ele nos preparou por meio de Cristo!

Deixe um comentário