O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus – o que isso significa?

image

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:26, 27)

O homem distingue-se das demais criaturas de Deus porque foi criado de uma maneira singular: à imagem e semelhança de Deus. O que isso significa?
Significa que o homem é um ser que reflete e espelha Deus, significa que o homem foi feito para representar Deus e refletir as qualidades que haviam em Deus, em perfeita obediência e sem pecado numa forma física, pois Deus é espírito.

Numa forma física, o homem foi criado para expressar funções divinas como: encher a terra com filhos também obedientes a Deus, cultivá-la e governar sobre o mundo criado em perfeita harmonia.

Alguns aspectos de Deus no homem:

1. Deus é uma trindade e se relaciona entre as pessoas da trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
O homem reflete a imagem de Deus como ser relacional, não vive isolado, por isso Deus lhe deu uma companheira para construir uma família, daí surge a família, criada por Deus e como célula mãe da sociedade.

2. O homem reflete a imagem de Deus pela sua capacidade de dominar sobre as coisas criadas – criação – Deus colocou o homem como “senhor” da terra para cultivá-la e governá-la e isso faz parte da sua natureza. Isso imita a Deus Criador que é Senhor soberano e absoluto sobre tudo.

3. O homem reflete a imagem de Deus por ter atributos essenciais como:
. Poder intelectual – raciocinar, ser inteligente
. Afeições naturais – ligar-se emocionalmente e afetivamente a outros seres
. Liberdade moral – agir obedecendo a princípios morais
. Espiritualidade – natureza imaterial, alma vivente
. Imortalidade – após a morte física, o espírito do homem continua a existir, a morte é a separação do corpo e do espírito e não a cessação da existência.
Deus é livre e criou o homem à sua imagem, livre também.

O amor não pode ser obrigatório e Deus queria ser amado e escolhido, queria que Adão optasse pela árvore da vida – que significa viver dependendo de Deus – e não tocasse na árvore do conhecimento do bem e do mal – que significa viver por si e para si próprio de forma independente de Deus.

Mas o homem quando foi tentado pela serpente, desejou ser independente de Deus, saber mais do que Deus, ser igual ao seu Criador. O pecado da rebeldia estragou o homem, o estragou para o propósito para o qual ele foi criado: de se multiplicar e encher a terra com filhos que também refletissem a imagem de Deus.

O pecado corrompeu e estragou o homem. O homem perdeu a vida e a imagem de Deus. Tornou-se uma outra criatura. Não era mais o mesmo homem, era uma homem morto para Deus e inútil para o seu propósito de ter uma grande família de homens semelhantes a Ele.

O propósito de Deus não surgiu com a queda do homem. É algo que já estava no seu coração antes da fundação do mundo (Ef 1.4,11).
E a queda do homem não pegou Deus de surpresa nem o fez desistir do seu propósito imutável.

Uma vez que todos os descendentes de Adão ficaram inúteis para o seu propósito, Deus teve que criar uma nova raça de homens. Como Ele fez isto? Através do novo nascimento que todo homem tem que experimentar através de Jesus. Deus nos dá uma nova vida em Cristo!

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Co 5.17). O homem se torna uma nova criatura, recebe a natureza de Deus (2Pe 1.4) e a imagem daquele que o criou (Cl 3.10), crê naquele que o Pai enviou (Jo 6.29), nega-se a si mesmo, toma a sua cruz e perde a sua vida (Mt 16.24,25), recebe o senhorio de Jesus (Rm 10.9) e se batiza em Cristo (Mc 16.16).

Toda a glória do plano de Deus não se perdeu com o pecado. Deus não desistiu do seu propósito. Qual é a esperança de Deus para cumpri-lo? “Cristo em vós, a esperança da glória” (Cl 1.27).

A esperança de Deus é a vida de Cristo em nós. Por meio de Cristo, Deus restaura o seu propósito, gerando uma nova raça de homens à sua imagem e semelhança.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s