Mágoa – a prisão da OFENSA

Indico a leitura do livro: “A Isca de Satanas” de John Bevere 

OFENSA – É a ISCA DE SATANÁS para nos manter aprisionados à falta de perdão e dentro do cativeiro da mágoa.

A OFENSA é uma ISCA DE SATANÁS que fica dentro de uma armadilha que nos aprisiona produzindo no ofendido: dor, raiva, decepção, ressentimento, mágoa, amargura, desprezo e indiferença.

Quanto mais estreita a relação, maior será a mágoa

Apenas aqueles com quem você se importa são capazes de lhe ferir, você não vai se decepcionar com seu inimigo pois você já espera o pior dele. Quanto maior a expectativa, maior a decepção.

Jesus nos deixou avisado => “É inevitável que venham as ofensas.” Lucas 17.1

É inevitável que sejamos ofendidos e escandalizados, mas nossa reação à ofensa vai determinar nosso futuro.

O desapontamento é proporcional à expectativa que deposito na pessoa. Quanto mais esperamos, maior o potencial para a ofensa

ORGULHO – o orgulho ferido faz com que nos vejamos como vítimas e isso nos impede de perdoar.

Pensamos: “Fui magoado ( traído, ferido, ofendido) e tenho o DIREITO de agir assim, tenho justificativa para meu comportamento”.

A pessoa magoada acredita que há uma dívida a ser paga pela pessoa que a magoou, o rancor e a mágoa nos mantem prisioneiros do desejo de esperar que quem nos ofendeu RECONHEÇA que errou e que nos fez mal. Essa é a dívida que cobramos.

AMARGURA é a vingança não executada

A falta de perdão nos atormenta, nos deixa fracos, sem forças, adoece nossa alma e nosso corpo.

O perdão é uma das coisas mais libertadoras que alguém pode fazer. A falta de perdão é como uma pedra amarrada no pescoço de alguém que o arrasta para o fundo do mar.

Mas como conseguir perdoar ? Só há uma maneira: OLHANDO O EXEMPLO DE JESUS.

A ofensa impede que vejamos nossas falhas de caráter porque só conseguimos enxergar as falhas do ofensor e quando guardamos uma ofensa em nosso coração passamos a filtrar tudo através dela, interpretamos tudo que acontecer através da lente da ofensa.

Quando lemos a Parábola do Credor Incompassivo encontrada em Mateus 18. 23-35, percebemos que Deus perdoou nossa Dívida IMPAGÁVEL com ELE e que nós temos dificuldade de perdoar nosso próximo de dívidas menores.

“Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos. E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga. Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservo que lhe devia cem denários; e agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei. Ele entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida. Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo o que acontecera. Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti? E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoares cada um a seu irmão.”

Resumo da parábola: 1 talento, naquela época era equivalente a 6.000 denários, 1 denário era quase o salário de 1 dia de trabalho de um trabalhador. O servo devia ao rei 10.000 talentos, o que equivalia a 60 milhões de denários. O conservo devia ao servo 100 denários. Logo, o servo precisaria de 60 milhões de dias para pagar a dívida dele. O conservo precisaria de 100 dias de trabalho para pagar sua dívida.

Diante de Deus não existia forma nenhuma de pagarmos a nossa dívidas para com Ele, nós o ofendemos com nossos pecados e quebramos todos os seus mandamentos, mesmo assim Ele DEU seu próprio Filho Jesus para pagar nossa dívida impagável na Cruz e nos liberou da dívida. Nenhuma ofensa que nos façam pode ser comparada às nossas ofensas a um Deus Santo e Perfeito. Jesus nos libertou da MORTE ETERNA, isso sim é impagável.

A pessoa que não consegue perdoar, se esqueceu da grande dívida da qual Deus a perdoou

O que a Bíblia ensina sobre PERDOAR

1° texto => “perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Colossenses 3:13

2 ° texto => “E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados. Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados.” Marcos 11:25-26

3° texto => “perdoai, e sereis perdoados” Lucas 6: 37

4° texto => “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. Mateus 6.12

Jesus na Oração do Pai Nosso condiciona o perdão de Deus ao nosso perdão a quem nos ofende.

Devemos perceber que Deus viu todos os nossos pecados e nos perdoou, não porque merecêssemos, mas por que Ele nos ama e tem misericórdia de nós. Se Deus nos perdoou, quem somos nós para não perdoarmos a quem Ele já perdoou?

“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus”. Efésios 1:7

SE VOCÊ NÃO PERDOA, VOCÊ NÃO É PERDOADO POR DEUS

Não conseguimos perdoar quem nos ofendeu com nossas próprias forças, precisamos nos entregar a Deus para Ele agir em nosso coração.

“Jesus Quando ofendido, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se Àquele que julga retamente”. 1 Pedro 2:23

A mágoa faz a pessoa ficar cativa da justiça humana, o ofendido toma o lugar de juiz e não espera o julgamento perfeito de Deus. Mas quem é perfeito juiz? VOCÊ ou o SENHOR?

O que a Bíblia ensina sobre VINGANÇA

1° texto => “Não digas: Eu retribuirei o mal que me fizeram, espera no Senhor, e ele te salvará” Pv 20:22

2 ° texto => “Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor”. Hebreus 10:30

3° texto => “Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.” Romanos 12:19

Ficar LIVRE DA OFENSA requer esforço, como tudo na vida.

ESFORÇO => empenhar-se, exercitar-se, por em treinamento.

É necessário EXERCITAR NOSSO CORAÇÃO para lidar com a ofensa, coisa que será inevitável em nossas vidas e também nos exercitarmos espiritualmente para sermos libertos e curados da ofensa, o resultado valerá o esforço!

“Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos”. Hebreus 12:15

PERDOAR => É PROCESSO DE CURA

1° PASSO => Reconhecer que estamos magoados ( porque o orgulho impede que admitamos que estamos ofendidos)

2° PASSO => Peça socorro à Deus: ORE “Senhor, ajude-me a sair desta mágoa e dessa ofensa, arranca de mim essa raiz de amargura.”

3° PASSO => Liberar perdão, ORE “Senhor, eu libero FULANO(A) de tudo que ele(a) fez comigo.”

4° PASSO => Início do caminho de recuperação, liberar perdão é um processo de cura que pode ter várias fases dolorosas, é necessário discernir a extensão da ferida, é exatamente como a recuperação de uma ferida física pois é uma ferida na alma.

5° PASSO => Prevenir futuras feridas e mágoas, fortalecendo o coração, a mente e as emoções com a Palavra de Deus. (Se encha desses versículos)

6° PASSO => Rejeitar pensamentos e lembranças, repreende-los para não alimentar a volta do ressentimento. ( Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 2 Coríntios 10:5)

7° PASSO => Orar pela pessoa que te magoou (“Orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”. Mateus 5:44)

8° PASSO => Processo de amadurecimento, DESENVOLVER O AMOR MADURO. ( “Sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá multidão de pecados.” 1 Pedro 4:8)

Deus nos guia em um ritmo que podemos aguentar o processo de perdão

Crescemos e amadurecemos em tempos difíceis e não nos fáceis, enfrentar e superar diferentes obstáculos nos faz fortes, os que fogem e não enfrentam não amadurecem e ficam estagnados; é por isso que algumas pessoas que foram feridas e machucadas nunca se recuperam da ferida por consequência de decisão própria.

“fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”. Atos 14:22

Deus não nos prometeu uma vida fácil e de sucesso de acordo com os PADRÕES DO MUNDO, o padrão de Deus é o CAMINHO ESTREITO: de se esvaziar, negar a si mesmo, perder a vida e renunciar a tudo.

“qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” Lucas 14:33

Precisamos fixar nossos olhos no resultado final e não no conflito, não olhe para a ofensa, olhe para a VIDA ETERNA COM JESUS.

Mantendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Hebreus 12:2

PERSEVEREMOS!

Vai valer a pena!

MARANATA, JESUS ESTÁ ÀS PORTAS

( Fiz esse estudo para mim mesma pois estou em pleno processo de cura de uma raiz de amargura e tem sido um processo doloroso. )

Joi, 26/04/2024

Deixe um comentário