Consciência de sua indignidade – atitude de Pedro

marcos_2_17_e_jesus_tendo_ouvido_isto_disse_lhes_os_sao_l1yl64j

 

Consciência de sua indignidade – atitude de Pedro

“Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “Lucas 5:8

Esse capítulo de Lucas narra uma situação na qual Jesus estava pregando num barco diante de uma multidão na praia, assim que Jesus termina de pregar, ele olha pra Pedro e diz pra Pedro lançar as redes no mar para pescar e Pedro responde: “Senhor nós passamos a noite inteira pescando e não pegamos nada, mas como é o Senhor que está falando, eu lançarei”.

E qual não foi a surpresa de Pedro quando as redes ficaram tão cheias que eles tiveram que chamar os outros amigos pescadores que estavam em outro barco para ajudar a pegar aquela quantidade de peixes.

Qual foi a atitude que Pedro teve? Poderia ser duas:

  1. HOJE, seria comum Pedro ter essa atitude (é o que vemos nas igrejas): Uau, olha aqui pessoal, o Rabi é meu amigo, olha o que ele fez! O Mestre me abençoou com essa pescaria, tenho sua aprovação, sou abençoado. A reação humana mais natural é reagir assim quando Deus opera: Pensar que no agir de Deus pode haver algum tipo de aprovação/merecimento a eles.
  2. Mas o Espírito Santo de Deus usou aquela situação para mostrar a Pedro a primeira coisa que um pecador precisa entender se quiser entrar no Reino dos Céus, se enxergar pecador e perceber a grandeza de Jesus.

Pedro olhou pra aqueles peixes, olhou pra Jesus e disse: “Senhor, afasta-te de mim porque eu sou pecador.” Pedro ainda não tinha revelação de que Jesus era o Messias, o Filho de Deus, mas só em ver aquela grandeza manifesta na pessoa de Jesus, a primeira coisa que ele se deu conta, é de que ele era indigno de andar com Jesus. Em outras palavras, Pedro disse a Jesus que não era digno de andar com Ele.

Podemos salientar que Pedro não era um ladrão, nem estava envolvido com a imoralidade como uma prostituta, Pedro era um homem normal, um trabalhador e o trabalho da pesca não é um trabalho fácil, é um trabalho que exige muito esforço e que é muito cansativo, Pedro não fazia parte do grupo mais pecaminoso do país, mas o começo do caminho de Pedro com Jesus foi esse: ter consciência de sua indignidade diante da grandeza de Jesus.

O que é ter consciência de sua Indignidade? É ter consciência da sua depravação, vilania, da sua condição de não digno, de desmerecedor de Deus e de seu perdão.

Esse deve ser o começo do caminho de todos com Jesus: a consciência de que somos indignos, de que somos alvo da graça de Deus, da compaixão de Deus e o mais importante é que Jesus disse que podemos herdar o Reino dos Céus.

O Evangelho de Cristo vai na contramão das filosofias, dos livros de auto-ajuda, dos psicólogos e dos sábios desse mundo, não é mau você se sentir indigno, não é ruim reconhecer sua pequenez, limitação, incapacidade, pelo contrário, quanto mais você tiver consciência de sua indignidade, maior será seu amor por Deus.

Disse Jesus: “os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama” Mateus 7:47

Nessa situação do jantar na casa do fariseu, Jesus não quis dizer que aquela mulher tinha mais pecados para serem perdoados do que os fariseus, mas que os fariseus não sabiam o quanto eram indignos, eles não tinham consciência da sua indignidade diante de Jesus.

Jesus disse ao dono da casa: “por isso você não me ama como ela me ama, a ponto de enxugar meus pés com seus cabelos. Ela sendo pecadora e como prostituta, sendo rejeitada por toda a sociedade, ela sabe como é indigna e por isso, quando eu a recebo e não a rejeito, ela me ama mais.”

Não tenha medo de se sentir indigno, quanto mais convicção de indignidade você tem , mais gratidão você terá ao Senhor, mais alegria você vai ter nele, mais desejo você terá de agradá-lo e servi-lo.

Marcos Moraes – 6 de mai de 2019

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s