COMO ESTUDAR A BÍBLIA – DICAS PRÁTICAS

biblia

COMO ESTUDAR A BÍBLIA – PARTE 2 – DICAS PRÁTICAS

POR: MARCOS MORAES

Dicas práticas e essenciais para você compreender as Escrituras de maneira que você não seja facilmente enganado, para que você não seja enganado pela artimanha dos homens que conduzem ao erro.

Paulo fala em Efésios 4:14 –“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.”

  1. CONHEÇA BEM A SUA BÍBLIA

Conheça toda a bíblia, obviamente você vai ter focar muito mais no Novo Testamento, mas você precisa conhecer o Velho Testamento de ponta a ponta e o NT ainda mais.

Eu me recordo que assim que me converti, caiu em minha mão um livro com a biografia de um irmão muito conhecido e apreciado chamado Whatchman Nee, conta que ele no começo da sua fé ele se dedicava à leitura das Escrituras com muita intensidade e tinha um método de leitura das Escrituras, ele lia o NT todo uma vez por mês, e eu fui pensar se isso era simples e possível e fiz a contagem das páginas e das folhas que eu teria que ler e me dei conta que pelo menos na diagramação que eu tenho, qualquer um que tiver a letra um pouco maior ou menor vai mudar um pouco mas basicamente a quantidade de leitura é a mesma, então na minha bíblia são 5 folhas por dia, então lendo 5 folhas (10 páginas) por dia você consegue ler o NT em um mês.

E eu achei muito interessante aquilo, eu recém convertido resolvi fazer aquilo e me lembro bem de como a cada mês, a cada nova leitura era um universo novo, eu comecei a comparar as coisas, você ta lendo hoje 1 Tess mas tem poucos dias que você leu Atos dos Apóstolos e então você está transitando na bíblia ali rapidamente e revendo tudo.

Eu me lembro que depois de um semestre, uns 8 meses mais ou menos eu fui a um retiro e fiquei impressionado pois tinha gente com muito mais tempo na igreja do que eu e que tava visivelmente perdido e falando bobagem e como eu discernia isso?  Eu discernia isso por causa da leitura das Escrituras que eu fiz, Davi dá um testemunho a respeito dele mesmo que diz:

“Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.”Salmos 119:99

Davi não estava sendo orgulhoso nem colocando o foco em si mesmo, nem dizendo que entendia mais que os seus mestres, ele estava colocando o foco na Palavra do Senhor, eu entendo mais porque eu medito na Palavra, então nem de longe eu estava entendendo mais do que meus mestres, graças a Deus meus mestres tinham muito para me ensinar e eu precisaria de muito tempo para aprender tudo que eles tinham para me ensinar mas foi impactante pra mim ver essa comparação com pessoas que tinham 2, 3, 4 anos de igreja e que falavam coisas lendo textos completamente de fora de foco do contexto.

A PALAVRA DE DEUS ela é como um todo, você tem que entendê-la como um todo, existe um costume na igreja moderna de conhecer a Bíblia aos pedacinhos, um versículo aqui, um versículo ali, pessoas que não conhecem o contexto das Escrituras, qualquer um vem com uma heresia lá baseada em alguns textos e o convence.

Vou citar um exemplo: posso convencer alguém que não entende nada de Bíblia que a bíblia apóia a reencarnação e dizer que Jesus apoiou a reencarnação, como? Jesus fala que é necessário nascer de novo. Em outro lugar Jesus falando de João Batista disse que ele mesmo é Elias, pronto, se você não conhece a Bíblia, alguém vem com esses 2 textos e convence você de que a bíblia é a favor da reencarnação.

Agora, se você lê a bíblia como um todo e esse todo começar a ficar como um depósito claro dentro de você, você não vai cair numa cilada dessas, você vai lembrar que lá em Hebreus 9:27 está escrito: “ao homem está destinado morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”.Hebreus 9:27

Você pegando a bíblia sem o conhecimento dela como um todo, você pode articular textos e juntar textos e ensinar ou aprender algo completamente em desacordo com outras partes das Escrituras, é necessário que você esteja familiarizado com a Bíblia.

Eu me lembro o que eu fiz nessa época, eu lia o NT todo uma vez por mês e o VT eu lia 3 folhas por dia e dava pra ler todo o VT uma vez por semestre. Então dessa forma, em um ano, lia 12 vezes o NT e 2 vezes o VT. Assim fica interessante demais porque você começa a perceber as coisas, começa a fazer comparações que vão te ajudando a esclarecer as coisas.

  1. FAÇA ANOTAÇÕES

A segunda dica sai da primeira, é você tomar notas num caderno, no seu computador, na bíblia, nas margens da bíblia.

  1. USE A MESMA TRADUÇÃO E A MESMA PAGINAÇÃO

Eu uso a mesma tradução e mesma paginação de bíblia a mais de 40 anos, significa que aquele versículo tal vai estar ali do lado esquerdo, as vezes você sabe que é em 1 Coríntios mas não lembra o capítulo mas você sabe que está sublinhado e vai lá e procura.

E algo que eu comecei a fazer logo no início, outra coisa bastante difícil de você fazer usando a tecnologia moderna ao invés da bíblia física é a questão do recurso visual, a memória visual é importante, eu me lembro que quando eu estava pela 4ª. Ou 5ª. Leitura do NT eu estava lendo algo em Colossenses me lembrava que já tinha visto algo parecido em Romanos e eu voltava em Romanos, procurava e achava e anotava ali em Romanos na margem, a referência do versículo que eu estava lendo em Colossenses e ia em Colossenses e anotava a referência do versículo de Romanos e assim eu fui enchendo minha bíblia toda de anotações e isso me ajudava a guardar as coisas. A memória visual faz parte da nossa memória e é um ótimo recurso.

Se você desenvolver esse costume de anotar nas margens da bíblia, compre 5 ou 6 bíblias com a mesma tradução de paginação, porque sua bíblia não vai durar muito, após alguns anos ele estraga, ai você pega uma nova bíblia e transferi todas as suas anotações da anterior para a nova.

  1. ESCOLHA UM TEMA PARA OBSERVAR DURANTE A LEITURA

Outra sugestão é que em uma das leituras que você fizer do NT, você escolha um tema por exemplo: a oração, o amor, a volta do Senhor, o Evangelho do Reino, você pode escolher um TEMA para cada leitura, ai você pega uma cor e sai sublinhando sua bíblia naquela cor toda vez que aparecer aquele tema.

Isso ajuda demais, ajuda você a manter o foco porque você está lendo e está procurando um tema na sua leitura, isso ajuda demais a manter o foco. Depois de um tempo sua bíblia vai virar um arco-íris, vai ficar velha e rasgar, é bom que você compra outra e começa tudo de novo.

CONCLUSÃO

Conhecer as escrituras não é coisa para preguiçoso, não confunda poucas coisas com pouca bíblia, nós através dos anos percebemos que o ensinamento de Deus não é uma infinidade de coisas que você não pode aprender nunca, Jesus repetiu as mesmas coisas, os apóstolos repetiram as mesmas coisas, então nós temos para aprender poucas coisas, mas poucas coisas não significa pouca bíblia, cada VERDADE que você encontrar nas escrituras, você vai encontrar sobre essa verdade, muitos textos se referindo a essa VERDADE, é muita bíblia, é bom e prazeroso conhecê-la.

  1. Defina seu plano de leitura
  2. Conte pra alguém e peça que essa pessoa lhe cobre, que ela seja seu fiscal porque nós somos bons fiscais de nós mesmos, isso vai te ajudar a se comprometer em ler.
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s