COMO ESTUDAR A BÍBLIA – A MOTIVAÇÃO CORRETA

 

biblia

COMO ESTUDAR A BÍBLIA – PARTE 1 – A POSTURA CORRETA

POR: MARCOS MORAES

 

  1. ATITUDE DE CORAÇÃO

O ponto de partida é a nossa atitude de coração quando vamos nos aproximar da palavra de Deus para ler, estudar e nos alimentar.

Esta é a primeira coisa: Qual a nossa atitude de Coração ao lermos a Bíblia? Com qual atitude estou me aproximando de Deus?

Saber que as Escrituras trazem OS PENSAMENTOS DE DEUS – a primeira coisa a fazer quando estiver com a bíblia nas mãos é ter a consciência de que esse livro é muito alto, que estamos diante de algo sublime que expressa os pensamentos de uma pessoa infinitamente mais alta, mais sábia do que nós.

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor.
Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.” Isaías 55:8,9

Quando vamos estudar a PALAVRA DE DEUS nós precisamos de uma coisa chamada revelação – você pode ser um intelectual de altíssima qualidade, mas se ao se aproximar das escrituras você não tiver revelação, você não vai entender nada. Muitos eruditos leram a bíblia e não entenderam quase nada.

E como receber REVELAÇÃO? É simples, o Espírito Santo que nos dá revelação.

E há alguma chave para receber revelação? Há sim essa chave, Jesus deixou transparecer essa chave quando ele já cansado das discussões com fariseus e saduceus que o questionavam a todo momento, ao ver como seus discípulos aprendiam e captavam seu ensino, Ele diz:

“Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” Mateus 11:25,26

Deus se agradou em fazer assim, Deus se agradou em esconder dos sábios e entendidos e de revelar aos pequeninos.  Isso não significa que toda pessoa erudita está desqualificada e toda ignorante está qualificada, ser pequenino ou sábio e entendido é UMA ATITUDE DE CORAÇÃO.

Alguém pode ser um erudito que já leu muito e que entende de muitas coisas mas se ele em seu coração sabe que a PALAVRA DE DEUS é muito superior à intelectualidade dele e que ele precisa de socorro de Deus, da ajuda de Deus para entender o que está escrito, ele então vai estar tendo uma atitude de pequenino de coração e o inverso também é verdade, alguém pode ser iletrado, nem sabe escrever direito mas se achar, são pessoas que tem altos pensamentos sobre si mesmas.

Essa atitude de ser como uma criança diante de Deus é o fundamento número um.

  1. EXPECTATIVA

Ter a expectativa alta de que Deus falará comigo através da sua PALAVRA – algumas vezes Deus fala na mesma hora que você está lendo e você diz: “uau”, mas se isso não acontecer quando você estiver lendo, não se preocupe, porque muitas vezes você pode ler e reler e pode ter dificuldade de entender o texto – e isso faz parte de ser pequenino – mas você segue lendo e orando e em algum momento Deus vai falar com você e essa é sua expectativa: que através das Escrituras você aprenda a ouvir a Deus.

A palavra de Deus é viva e eficaz, o escritor aos Hebreus a compara a uma espada de 2 gumes, isso porque no antigo costume hebraico ao levar o sacrifício ao templo, o sacerdote ao cortar o sacrifício, ele usava uma espada de 2 gumes que dividia as juntas e medulas do animal e é essa a comparação, que a PALAVRA DE DEUS é como uma espada de 2 gumes que vem e divide alma e espírito e é apta pra discernir as motivações do coração que são desnudadas pela palavra de Deus, essa é a eficácia dela, então se aproxime da PALAVRA DE DEUS com fé.

é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe” Hebreus 11:1

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”Hebreus 4:12

 

  1. MOTIVAÇÃO

Em Coríntios Paulo dá a entender que algumas pessoas podem estar buscando o SABER PELO SABER, e que esse saber ensoberbece.

“O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica.”1 Coríntios 8:1

Então nós temos que ter uma motivação alta também, além de termos um sentimento de sermos pequeninos e uma expectativa alta de fé de que Deus fale conosco, temos que ter também um desejo sublime: O DE CONHECER A DEUS – essa é a razão número 1 para lermos ou estudarmos a bíblia.

Por meio da PALAVRA DO SENHOR nós vamos conhecer a mente de Deus, seu caráter, seus sentimentos, o que Deus pensa de cada detalhe dessa vida, a vida se transforma quando nós conhecemos como Deus vê cada coisa.

E por que queremos conhecer a Deus? Paulo diz em Col 1: 9 – “não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.”

Paulo orava para que eles transbordassem do conhecimento da vontade de Deus! Nós temos que conhecer a Deus para conhecer a VONTADE DE DEUS, porque assim nós vamos viver para o seu inteiro agrado – “para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo”. Col. 1:10

Conhecendo a Deus e sua PALAVRA, nós vamos viver de modo digno do Senhor e vamos agradá-lo.

Lendo as Escrituras vamos descobrir o que O agrada e o que O desagrada. E além de buscarmos conhecer a Deus para agradá-lo, também cabe que nós procuremos estar cheios da PALAVRA para poder ensinar a outros. Deus quer que o conheçamos e transmitamos a outros depois de agradarmos a Ele vivendo aquilo que aprendemos, Ele quer que sigamos adiante ensinando e compartilhando aquilo que estamos conhecendo dEle.

CONCLUSÃO:

A aproximação das Escrituras e o conhecimento de Deus e da sua vontade é muito mais uma questão de atitude de coração do que uma questão intelectual.

Você vai necessitar exercitar seu intelecto, você vai precisar entender o texto, vai precisar refletir, vai precisar interpretar textos, porém tudo isso é indispensável mas secundário, primário é sua ATITUDE DE CORAÇÃO. Um coração pequenino, cheio de expectativa e fé e desejoso de conhecer ao Senhor para agradá-lo e para cooperar para que outros também o conheçam e o agradem.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s