A astúcia de Satanás para enganar

“Receio que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a vossa mente seja de alguma forma seduzida e se afaste da sincera e pura devoção a Cristo.” 2 Coríntios 11:3

O apóstolo Paulo nos alerta que assim como Eva foi enganada pela astúcia de Satanás, ele receia que sejamos também enganados e nossa mente seja seduzida e se afaste da devoção sincera e pura a Cristo.
O que é astúcia? É a habilidade de enganar, iludir, ludibriar alguém com o uso de esperteza e sagacidade.
Satanás não apresenta suas idéias de forma escancarada, ele faz isso com toda astúcia para enganar, suas idéias sempre possuem um pouco da verdade ou bondade de Deus mas totalmente deturpada para não espantar nem afastar as pessoas logo de cara. Sua especialidade é o engano.

Paulo continua: “não é de se admirar, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” 2 Coríntios 11:14

Ou seja, Satanás não mostra suas idéias como elas são, ele as maqueia, para parecerem boas e aceitáveis. O diabo faz isso nos livros, nos filmes, nas ideologias, nas religiões e nas músicas, e toda essa influência maligna foi avisada por Paulo já naquela época:

“A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém. Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda. A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.”
2 Tessalonicenses 2:7‭-‬12

Aqui em Tessalonicenses, Paulo nos alerta sobre a chegada do anti-Cristo que sua ação já opera no mundo, é um processo longo, sorrateiro, quase imperceptível aos que estão dormindo, desatentos e distraídos.

Paulo deixa claro que:
. Satanás é astuto – mestre em enganar e como ele enganou Eva, pode enganar a qualquer um de nós
. Satanás se disfarça do bem – se disfarça em anjo de luz, aparece como algo lícito e bom ( astúcia em enganar )
. Seu sistema de engano está em ação desde a época de Paulo
. A vinda do anti-Cristo será algo extraordinário – sua aparição será segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras
. O Anticristo se apresentará como anjo de luz – enganará e seduzirá a muitos
. Satanás fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram a verdade que os poderia salvar

O último versículo, o vs 12 é de dar arrepio na alma, Paulo diz:
“Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.”

Ou seja, pela dureza do coração e por rejeitarem a verdade (Jesus), Deus lhes envia um poder sedutor para que creiam na mentira (como julgamento) – para que caiam no engano de Satanás e sejam condenados porquê:
1. Não creram na verdade (Jesus)
2. Tiveram prazer na injustiça

Conheço pessoas tão cheias de si, tão certas do que defendem, tão empenhadas em militar por suas causas, tão prepotentes e defendendo o que Deus abomina que estão claramente dentro dessa situação de engano como julgamento de Deus: “Deus lhes envia um poder sedutor para que creiam na mentira”.

Como saber se estou enaganado, se eu estiver enganado?

Primeiro passo:
– Busque a verdade na única fonte fidedigna: a Bíblia, a Palavra de Deus acessível ao homem. Ela não é um livro qualquer, ela te lê e expõe o seu coração.
– Peça a Deus que lhe mostre se você está enganado
– Tenha temor no coração e não confie em seu próprio entendimento, não confie em você mesmo, busque a Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s