A arrogância dos projetos humanos

“Agora, prestai atenção, vós que aclamais:
“Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá nos estabeleceremos por um ano, negociaremos e obteremos grande lucro”.
Contudo, vós não tendes o poder de saber o que acontecerá no dia de amanhã.
Que é a vossa vida? Sois, simplesmente, como a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa.
Em vez disso, devíeis afirmar:
“Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.
Entretanto, estais agora vos orgulhando das vossas capacidades.
E toda presunção como essa é maligna.” Tiago: 4. 13-16

A arrogância de fazer planos sem consultar a Deus, sem levar em conta a transitoriedade da vida,
pressumindo que estaremos vivos no dia seguinte e dando isso como certo,
é um sentimento maligno que nos ilude a viver o aqui e agora sem levar em consideração o que terá valor eterno,
sem levar em conta a eternidade.
Pois como saberemos que amanhã estaremos vivos?
Deus é quem decide se estaremos vivos daqui a poucas horas ou minutos, por isso o texto diz:
“Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.
A maioria das pessoas hoje em dia vive dessa forma, tendo como certo que estarão vivas e fazem mil planos sem pesnar na possibilidade da morte.
A maioria das pessoas hoje em dia está mais preocupada com os animais abandonados, com seus empregos ou com sua próxima viagem do que com sua alma, do que com sua eternidade. Vivem o aqui e o agora sem perceber que a eternidade pode chegar a qualquer momento.
Como está escrito: toda presunção como essa é maligna. Pois cega e adormece a consciência e faz o homem viver desapercebido da urgência de se reconciliar com Deus e da fragilidade da própria vida que passa como uma neblina.

Anúncios

2 comentários sobre “A arrogância dos projetos humanos

  1. Acho engraçado o fato de dizer que devemos consultar a Deus. É um tanto quanto presunçoso tal afirmativa. Uma vez que se dizem andarem com Deus o tempo todo e ele traça os planos….por que ainda assim deveria consulta-lo? Outra….nao foi para ser livres que um dia o homem foi salvo? Não seria um tanto controverso essa questão de sempre pedir autorização? Fico ne perguntando pq a bíblia e a religião trás tantas amarras para aqueles que as seguem

    Curtir

    • Polliana, desculpe a demora em lhe responder, eu estava viajando…
      Suas indagações são profundas e amo isso, vem do coração e são sinceras.
      O Deus cristão, o Deus da Bíblia é o Criador de tudo que existe, Ele criou o homem e tudo que existe com propósito, considere isso, ser dono de tudo, e seus “servos” quererem decidir o que fazer em seus domínios? Isso sim é algo descabido.
      Considere Deus como Senhor absoluto, Deus Santo que odeia o pecado e dono da vida, Ele faz seu coração bater, o fôlego de vida que sai dos seus pulmões vdm dEle, Ele te deu a vida, sua saúde, o nascer do dia pra vc viver, a chuva que refresca, o sol que aquece, a brisa, a água que vc bebe, enfim, toda sua vida vem dEle e vc nem percebe, reconhecendo-o ou não, Ele é bom e lhe dá assim mesmo.
      E Ele pede amor em troca, primeiro mandamento: “ame ao Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todas as tuas forças”. Quando vc ama, vc quer estar junto, andar junto, viver a vida junto, é isso que Deus quer de vc e de mim, Ele, Deus, infinito, deseja se relacionar conosco, pecadores, pequenos e mortais, isso se chama amor. Jesus morreu para sermos salvos e livres do pecado e não livres para viveremos como queremos nem de acordo com nossas escolhas, da primeira escolha ( de Adão), até hj em dia, a própria história da humanidade nos comprova que o homem é totalmente incompetente e inabilitado para escolher o que é melhor para si mesmo.
      Essa dependência de Deus não é a perda da liberdade do homem, essa dependência de Deus é reconhecer nossa incapacidade de dirigir e governar nossa própria vida e nos entregar ao,governo e direção daquele que sabe o que é melhor para nós.

      Dissasocie religião da Bíblia, pq religiões existem milhares, mas a Palavra de Deus é uma só e é eterna e nada tem a ver com o que vc vê na TV, nos noticiários, nas centenas de casas que se dizem igreja, nos charlatões. A Palavra de Deus nos liberta de nós mesmos.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s