Como você se vê?

A história da vida de Davi é muito rica mas tem um aspecto que eu percebi apenas a pouco tempo: a diferença de como Davi se enxergava, como as pessoas o enxergavam e como Deus enxergava Davi.

Isso é algo real em nossa vida: como nos vemos, como os outros nos veem e como Deus nos vê. Me importo muito com o olhar de Deus sobre mim, afinal, Ele é Legislador e juiz sobre toda a terra e à Ele prestarei contas.

Pano de fundo da história de Davi:
=> Em 1 Samuel 17:12 e 14 dia que Davi era o menor entre 8 irmãos e que seus 3 irmãos maiores foram servir no exército de Saul.
Ou seja, dentre 8 irmãos, Deus escolheu o menor e com aparência mais fraca.

=> Como Jessé, pai de Davi o enxergava:
Em 1 Sm 17:17, o pai de Davi, Jessé, manda ele ir ver como os irmãos estavam no Vale do Carvalho (lugar da batalha contra os filisteus) e levar alguns mantimentos para eles. Davi obedeceu, deixou suas ovelhas sob o cuidado de alguém e foi.

=> Como Eliabe, irmão mais velho de Davi o enxergava:
Em 1 Sm 17:28 – mostra a reação que Eliabe teve ao ver Davi chegar ao campo de batalha, Eliabe se enfureceu contra Davi e disse: por que você veio aqui? com quem deixou as ovelhas? conheço a maldade do seu coração, sei que veio aqui para ver a batalha! Eliabe tinha uma imagem muito ruim de seu irmão Davi e o achava um irresponsável por ter deixado as ovelhas e ter ido ao campo de batalha.

=> Como o Rei Saul enxergava Davi:
Em 1 Sm 17:33 – vemos como o Rei Saul via Davi: um jovem sem experiência de guerra e incapaz de lutar contra um guerreiro experiente como Golias

=> Como o filisteu Golias enxergava Davi:
Em 1 Sm 17:42 – vemos como Golias via Davi: o desprezou por ter a aparência de um jovem ruivo com aspecto frágil

=> Como Davi se enxergava:
Mas Davi diante de toda essa situação, falou de si mesmo ao Rei Saul e o convenceu que iria lutar sozinho contra Golias:
– Em 1 Sm 17:34-37 vemos Davi contando para o Rei Saul sobre como matou um urso e um leão que ameaçaram as ovelhas que ele guardava e o MAIS IMPORTANTE foi quando ele disse: Assim como o SENHOR me livrou da mão do leão e do urso, ele me livrará da mão desse filisteu que afrontou o exército do Deus vivo.
– Davi não olhava para si mesmo, para sua aparência miúda, jovem, fraca, e nem olhava para os grandes guerreiros do exército de Saul e nem para o tamanho do gigante filisteu que ameaçava a todos
– Davi olhava para o Senhor e o poder de Deus – em nenhum momento ele se enaltece nem confia em si mesmo, pelo contrário, ele viu que os filisteus afrontaram ao Senhor e por isso se levantou para lutar

=> Davi tinha os olhos em quem ERA DEUS
. no vs 45 Davi se encontra diante do gigante Golias – agora imagine essa cena: os maiores guerreiros do exército de Saul estavam com medo e fugiram para não enfrentar Golias e ai chega o pequeno Davi, jovem, com aparência de menino amarelo, e diz ao Rei que iria enfrentar Golias! Conseguem imaginar como podem ter zombado dele? os comentários? as risadinhas? os deboches?
. E Davi diz na cara de Golias:
“Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça…
E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
1 Samuel 17:45-47

Lição:
. Deus usa as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.(1 Coríntios 1:27-29)
. Davi confiava apenas no Senhor e desejava de todo coração que todos soubessem que havia DEUS em Israel
. Davi sabia que a guerra era do Senhor
. Davi não confiava em si mesmo

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s