​Apocalipse – as cartas de Jesus para as 7 igrejas da Ásia 

Nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse João descreve as características de 7 igrejas e a mensagem de Jesus para cada uma delas, mensagens que servem para alertar igreja atual:
1. Igreja de Éfeso- vivia no meio de um forte comércio religioso e idólatra, onde os Nicolaítas que exerciam poder sobre o povo, deturpavam a pureza da sã doutrina já no final da era apostólica, lançaram a idéia de Clero, separando a igreja em castas sacerdotais totalmente contra ao que Jesus fez atravesso da sua morte ao rasgar o véu do templo dando acesso a todos à presença de Deus Pai pelo seu sangue.

Jesus os anima dizendo que a Igreja não tolerou os falsos ensinos dos que se diziam apóstolos mas eram mentirosos.

Mas os adverte por terem deixado o primeiro amor e a prática das primeiras obras, deixar o primeiro amor é deixar de amar a Deus em primeiro lugar.

Adverte: arrependam-se  (vs.5)

Finaliza no vs 7 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito declara às igrejas: ‘Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus’.”  Ao vencedor – vencedor é quem persevera até o fim!
2. Igreja de Esmirna – era uma igreja pobre materialmente mas rica espiritualmente, sofreu muitas tribulações, perseguições e prisões. ( hoje em dia é fácil ver o contrário dessa).

Jesus os anima por não terem feito concessões às outras doutrinas nem influência dos judeus e manda que continuem fiéis até a morte.

Finaliza no vs 11-  “Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito revela às igrejas: ‘O vencedor de maneira alguma sofrerá a punição da segunda morte’. Ao vencedor – vencedor é quem persevera até o fim!
3. Igreja de Pérgamo- era a cidade sede do Governo Romano e da idolatria, fizeram um templo à César Augusto.

Jesus começa a carta dizendo que sabia que eles habitavam no trono de Satanás  (Governo Romano idólatra) e que não negaram a fé.

Mas os acusa de tolerar outros ensinos para atrair o povo com idolatria (doutrina de Balaão), que fazia o povo tropeçar e se prostituir, ou seja, se misturar com outras doutrinas e também com os Nicolaítas.

Adverte: arrependam-se  (vs.16)

Finaliza no vs 17- “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito revela às igrejas: ‘Ao vencedor proporcionarei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedra branca, e sobre essa pedra branca estará grafado um novo nome, o qual ninguém conhece, a não ser aquele que o recebe’.”  Ao vencedor – vencedor é quem persevera até o fim!
4. Igreja de Tiatira – praticava muitas obras porém o perigo vinha de dentro e não de fora, toleravam falsos ensinos que enganavam os fiéis, prostituindo a Sã Doutrina.

Adverte no vs.21 e 22 que deu tempo para se arrependerem e não se arrependeram

No vs 26 finaliza dizendo: “ao que vencer e guardar até o fim as minhas obras” – Não adianta ter feito algo pro Senhor um dia na vida, mas permanecer e guardar até o fim. Ao vencedor – vencedor é quem persevera até o fim!
5. Igreja de Sardes (cap.3) – uma igreja que tinha nome de quem vive mas estava morta. Tinha nome e aparência mas estava morta.

Jesus não fala de aflição, de falsos ensinos nem de perseguição, fala de apatia e indiferença.

No vs 4 alerta que algumas pessoas não se contaminaram pela indiferença e apatia e as anima.

No vs.5 finaliza – “Assim, o vencedor andará trajado com vestes brancas, e de modo algum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, reconhecerei o seu nome na presença do meu Pai e dos seus anjos.”  Ao vencedor – vencedor é quem persevera até o fim!
6. Igreja de Filadélfia- uma igreja fraca, mas que guardou a Sã Doutrina e não negou a fé.

Adverte no vs.11 – guarde o que tens para que ninguém tome sua coroa.

Finaliza no vs.12 – “ao que vencer”. Ao vencedor – vencedor é quem persevera até o fim!
7. Igreja de Laodiceia – uma igreja morna, que não era fria nem quente e no vs. 16 afirma que está a ponto de vomitá-la da sua boca.

O perigo de ser morno é ter a constante ilusão de que está salvo, de que está dentro, isso é engano para muitos.

O frio sabe que está frio e que está fora mas o morno vive iludido e é muito mais difícil de se converter do que o frio que tem consciência da sua condição.

No vs 17 Jesus explica como o morno em sua ilusão se enxerga – ‘Estou rico, conquistei muitas riquezas e não preciso de mais nada’. Contudo, não reconheces que és miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu!”

Alerta no vs 19 – arrependendam-se

Finaliza no vs 21 – “Ao vencedor, Eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como Eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.  22. Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Espírito revela às igrejas!’ Ao vencedor – vencedor é quem persevera até o fim!
Resumo:

. A Sã Doutrina não pode ser prostituída nem misturada com nenhuma oitra doutrina – não podemos tolerar falsos ensinos para atrair pessoas

. Para todos os erros da igreja existe uma solução: ARREPENDENDAM-SE e voltar a prática do primeiro amor a Deus

. Não existe bilhete de garantia de salvação – podemos não negar a fé, fazer obras, sofrer perseguição, tribulações mas se não perseverarmos até o fim, não seremos vencedores e a salvação é apenas para o vencedor que perseverar até o fim.
“Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Espírito revela às igrejas!’

Apocalipse 3: 22

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s