O que é honrar pai e mãe? 

Vamos falar sobre o quinto mandamento:

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que venhas a ter vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” Êxodo 20:12
“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, porquanto isto é justo. “Honra a teu pai e tua mãe”; este é o primeiro mandamento com promessa, para que vivas bem e tenhas vida longa sobre a terra.” Efésios 6:1-3

Esse mandamento é tão importante que é um dos únicos mandamentos em toda a Bíblia que dá uma razão para você observá-lo: “para que se prolonguem os seus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá.”

É um mandamento com uma promessa. Levando essa promessa para nossa sociedade, se construirmos uma sociedade na qual as crianças honrem seus pais, essa sociedade vai sobreviver por muito tempo e o resultado de uma sociedade na qual as crianças não honrem seus pais é estar fadada à autodestruição.

Em nossos dias a conexão entre honrar os pais e a manutenção da civilização não é levada em conta. a maioria dos pais não acreditam que os filhos devem honrar os pais, já que honrar implica em uma figura de autoridade e este é uma posição que muitos pais modernos rejeitam.

Muitos pais procuram e desejam ser amados por seus filhos e não honrados como a Bíblia fala.

Embora em nenhum dos 10 mandamentos e em nenhum outro lugar da Bíblia, Deus nos ordene a amar os nossos pais. Isso é muito interessante visto que a Bíblia nos ordena amar o nosso próximo e amar a Deus acima de tudo. A Bíblia entende que sempre haverá a possibilidade de indivíduos não amarem seus pais por qualquer razão que exista, entretanto ela não exige o que pode ser emocionalmente ou psicologicamente impossível, mas exige que demonstremos honra aos pais e faz essa consideração somente em relação aos pais. E não há mais ninguém que a Bíblia nos manda honrar.

Por que honrar os pais é tão importante para a manutenção da civilização?

Uma das razões é que nós, como filhos, precisamos dos nossos pais.

Pais que não são honrados por seus filhos, são apenas pares adultos de seus filhos, não são pais, não são vistos como autoridade sobre a cida dos filhos e não são respeitados como tal.

Honrar é muito mais do que obedecer. É nutrir um profundo respeito por aqueles a quem Deus conferiu a autoridade em sua vida. Isso refletirá na forma de falar com os pais, de responder, de se relacionar, de comportar com eles.

Outra razão é que os filhos honrem seus pais, reconhecendo que existe uma autoridade moral acima deles, para quem devam satisfação moral pois sem isso, não temos como criar nem manter uma sociedade moral.

Dentro da Cosmo-visão cristã a maior autoridade moral é Deus, pois foi Ele que criou o homem e tudo que existe, inclusive as Leis morais, por isso a moralidade não é algo relativo à sociedade mas às Leis estabelecidas por Deus.

Considerando Deus como maior autoridade moral, Ele está acima das Leis de nosso país ou da sociedade, a família é uma instituição criada por Deus na criação do mundo, vem antes da sociedade, da civilização e do Estado, a sociedade é composta de famílias, ou seja, famílias saudáveis refletirão na sociedade.

A estrutura da família é tão importante que quando Jesus veio ao mundo, Ele veio no meio de uma família, foi cuidado e criado por pais: José e Maria, o Verbo de Deus, encarnado em figura humana, se submeteu à estrutura que Deus tinha estabelecido para os filhos e viveu honrando seus pais, a Bíblia diz isso em Lucas 2:51 – “Ele seguiu com eles para Nazaré, pois lhes era submisso.” – ser submisso é uma atitude de se colocar sob uma autoridade reconhecida. Jesus reconhecia que Deus O tinha colocado numa família e que seus pais eram autoridade sobre Ele.

Filhos que não honram os pais, nem os vêem como autoridade em suas vidas, não honrarão a Deus nem O reconhecerá como autoridade superior em suas vidas. A estrutura familiar que Deus criou reflete a autoridade de Deus sobre nós homens, sendo os filhos dependentes dos pais no início de suas vidas e se submetendo a eles como autoridade. Refletindo assim a relação que o homem deve ter com o Pai,  de total dependência e honra, reconhecendo Deus como autoridade e em reverência. Tudo que Deus criou no mundo físico na terra, reflete a realidade do mundo espiritual, pois Deus é espírito.

Outra razão é que honrar os pais é o melhor antídoto contra o totalitarismo, pois os movimentos totalitários buscam quebrar a ligação entre pais e filhos, transferindo a submissão da criança (que necessita de uma autoridade) dos pais para o Estado. Mesmo em sociedades democráticas, quanto maior o Estado se torna, mas ele usurpa o papel e a função dos pais na vida dos filhos, os valores morais e sagrados que os pais incutiriam em seus filhos, serão substituídos pelo que o Estado decidir ser do seu interesse, proporcionando toda uma massa acessível para ser facilmente manipulada.

O papel dos pais na vida dos filhos não pode ser substituído por ninguém, nem pela escola, nem por creches, nem pelo Estado. Deus estabeleceu essa função aos pais e criou a família para construir a personalidade e o caráter da criança no lar, todas as forças e tentativas de atacar e minar a família e a autoridade dos pais vai contra o plano de Deus para a família.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s