O que é conversão?

Conversão é a mudança que ocorre na vida do pecador e que dá a ele o direito de herdar a vida eterna, é uma obra soberana e sobrenatural que Deus opera no coração do pecador e o livra da condenação eterna.

Se não há conversão verdadeira, não há salvação verdadeira.

Se não há salvação verdadeira, não se pode entrar no céu para herdar a vida eterna.

Se não receber a vida eterna, tudo que resta a essa pessoa é a condenação eterna ao inferno, passar a eternidade longe de Deus.

Na multidão que frequenta as igrejas, existem muitos que não são verdadeiramente convertidos, que não são verdadeiramente salvos, que não nasceram de novo e irão pro inferno pensando que estão salvos. É a eternidade desses que está em jogo.

O conhecimento da verdade funciona assim: você ouve, processa na mente e crê no coração. Por isso Jesus disse: ” E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

Então é necessário ouvir primeiro a verdade, qual é a verdade? O Evangelho que Jesus trouxe e nos deixou e está registrado nas Escrituras.

Como saber se você é salvo?

Como saber se você se converteu verdadeiramente?

Vamos às Escrituras para descobrir:

A palavra conversão na Bíblia significa mudar de rota, de direção. Exemplo: nas regras de trânsito, vc está dirigindo seu carro numa direção, seguindo uma rota, um sentido e no final tem uma placa para direita, o que isso significa? Conversão à direita. Então você muda a rota e altera o caminho, a direção do carro.

Conversão significa mudança da rota, da direção. No grego a palavra conversão é “epistrepho” – que significa mudança de caminho, de sentido, de direção.

Observe que a palavra pecado no grego é “Hamartia” que significa “errar o alvo”, sair do caminho, sair da rota. Ou seja, o homem antes da queda, andava em um caminho, em uma direção, andava no caminho de obediência a Deus mas quando ele peca “Hamartia”, ele sai do caminho de obediência a Deus, sai da rota que Deus havia dado e passa a andar num caminho de desobediência e rebelião contra Deus.

Ou seja, esse caminho é o caminho que o ímpio anda, caminho de desobediência e iniquidade, essa é a rota de todos os descendentes de Adão, todo ser humano no planeta já nasce desviado nesse caminho de desobediência e fora da rota de Deus pois todos herdaram a semente do pecado em seu coração, por isso ninguém ensina uma criança a pecar, o pecado já está nela e ela já segue nesse caminho de rebelião contra Deus e o pecador gosta desse caminho que ele anda, ama o pecado, ama os prazeres, a iniquidade, amam e andam nesse caminho de pecado e onde vai terminar esse caminho? No inferno, na condenação eterna.

Romanos 3:23 explica que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” – todos os filhos de Adão, toda a humanidade.

Salmos 51. 5 diz:”Reconheço que sou pecador desde o meu nascimento. Sim, desde que me concebeu minha mãe.” – desde que nascemos somos pecadores, não somos pecadores porque pecamos, pecamos porque somos pecadores.

Então qual é a única maneira dessa pessoa ser livrada da condenação? Conversão!

O que é conversão? Mudança da rota, mudança e direção, mudança do caminho que leva ao inferno, à perdição eterna.

Pra ser salva, a pessoa tem que se converter, mudar a rota, mudar de caminho, do caminho de iniquidade para o caminho de justiça de Deus.

Se arrepender dos seus pecados, dos seus maus caminhos, da rebelião contra Deus e se converter para o caminho de Justiça de Deus.

A conversão é obra da graça de Deus no coração do homem. Antes da conversão é necessário arrependimento, pois não acontece conversão sem arrependimento.

É o agir sobrenatural de Deus no homem que o leva ao arrependimento quando ele ouve a pregação do Evangelho e entende sua condição de pecador diante de Deus.

Uma vez que conversão é mudança de rota e de caminho, arrependimento é mudança de mente, no grego a palavra pra arrependimento é “metanoia”, que significa mudança de pensamento, de mente, de coração.
Ninguém muda o caminho sem mudar primeiro a mente, a conversão é uma obra exterior e o arrependimento é uma obra interior, ambas feitas por Deus no coração do homem que ouve o Evangelho de Cristo e crê. O Espírito Santo é quem convence o homem o pecado, da justiça e do juízo e o leva ao arrependimento.

Metanoia é arrependimento, na prática é mudança de coração, de pensamento e de mente. Mudança de conceito e de valores, ou seja, eu tinha um conceito a cerca do mundo, agora eu tenho outro, eu tinha um conceito a cerca do pecado, agora tenho outro. Agora, quando houve metanoia, arrependimento, me conceito sobre o pecado mudou, meu conceito sobre religião mudou, meu conceito sobre o mundo mudou. Tudo que eu acreditava ser verdade, agora percebo que é erro, tudo que eu acreditava ser bom, agora eu vejo que é mau. Isso é mudança de mente, de pensamento.

Alguns entram na igreja e mudam só o exterior, alguns hábitos, deixam de fumar, beber, de ir pra farra, trocam a boate pelo show gospel, largam certas coisas, largam a idolatria de imagens, mas não nasceram de novo, não mudaram a mente, o coração, os pensamentos, os conceitos, não foram transformadas pelo poder do Espírito Santo, não foram regeneradas, isso se chama adesão e não conversão.

Isso se chama decisionismo e não regeneração.

A pessoa se torna uma religiosa com o mesmo coração rebelde as não nasce de novo em Cristo e não vive uma nova vida em Cristo, por isso a igreja está cheia de joio.

A conversão é algo sobrenatural, transcendente, obra de Deus, o Espírito Santo que convence do pecado. Conversão não é atender a um apelo, conversão não é uma obra humana, conversão não é integrar-se a um grupo, conversão não é frequentar uma igreja. Conversão é uma obra transcendente, sobrenatural, que ninguém tem competência pra realizar, é só pelo poder do Espírito Santo.

Alguns vem pra igreja como fruto de decisionismo, você decidiu fazer isso.

Outros vem por adesão, você aderiu ao movimento. De fato você mudou seus hábitos e se integrou à igreja visível sem que houvesse conversão.

João Batista diz em Mateus 3:8 – “Produzi, sim, frutos que mostrem vosso arrependimento!”, ou seja, mostrem metanoia, mudança de mente, arrependimento.

O apóstolo Paulo diz em 2 Coríntios 5:17 – “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!”, ou seja, aquele que se converteu, que nasceu de novo e foi colocado em Cristo, é nova criatura, não é mudar cabelo, tamanho da saia, roupa, hábitos ou fazer profissão de fé, nada disso, é nova criatura, com nova natureza, nova mente, novo coração.

E por que está acontecendo isso na igreja moderna? Igrejas cheias de gente não convertida, que não nasceu de novo? Por causa da isca que tem sido usada. As pessoas não estão sendo atraídas pelo Evangelho de Cristo e dos apóstolos que chama o pecador ao arrependimento, a mensagem que está sendo usada para atrair essas pessoas é outra que não salva, o atrativo é outro. A mensagem pregada usa atrativos carnais, prosperidade, dinheiro, cura, emprego, bênçãos e atrai pessoas carnais. O Evangelho distorcido produz falsos cristãos.

A mensagem pregada na maioria dos púlpitos modernos é auto-ajuda, triunfalismo (crença que todo crente tem que ter sucesso), psicologia, campanhas milagreiras, curandeiras, é a esse tipo de mensagem, de isca, que as pessoas estão aderindo, estão se decidindo por conta de melhorar sua vida aqui e agora: buscam felicidade, riqueza, curas, milagres, batalhas espirituais, tem atraído pecadores e feito eles mudarem seus hábitos para ganhar coisas de Deus mas nenhum deles foi atraído porque queriam Deus. Essa mensagem distorcida do Evangelho não salva o pecador, não muda a rota dele, ele continua indo em direção ao inferno, continua condenado, continua em Adão, não morre pra o mundo e nasce pra Deus, continua no mesmo caminho de iniquidade.

O que produz arrependimento? A única coisa que tem poder de produzir arrependimento no pecador é a pregação fiel do Evangelho de Jesus que confronta o pecado e expõe ao pecador sua condição de separado de Deus e sua necessidade de arrependimento e de perdão de Deus.

Em Romanos 10:17 diz: “a fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo.”

Fé em quê? a fé salvadora que é produzida pelo Evangelho.

Efésios 2:8-9 – “Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo.”

O ouvir do Evangelho de Cristo produz fé, a fé produz arrependimento, em Atos 2 após a pregação de Pedro, as pessoas perguntam a Pedro, o que temos de fazer? E Pedro responde: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”Atos 2:38

O arrependimento antecede a conversão, pois se o ímpio está andando num caminho de iniquidade, injustiça, devassidão, mentira, ele ama aquilo, tem prazer nessas coisas, não tem porque ele mudar de direção pois ele não vê mal em praticar essas coisas que ofendem a Deus, ele não vê mal em blasfemar, em se prostituir, em adulterar, em mentir, ele não vê mal em ofender a Deus, ele está tranquilo em seus pecados, em sua vida de iniquidade e pra ele não há porque mudar de rota, de direção, pra esse ímpio está tudo bem em praticar essas coisas.

Mas quando ocorre metanoia, ou seja, arrependimento, que é mudança de mente e de conceitos, seus olhos se abrem e ele enxerga seus pecados e o quanto ele ofende às leis de Deus e ele percebe que não pode mais continuar naquele caminho, naquela direção oposta às Leis de Deus e muda de rota, muda de caminho.

O centro da mensagem do Evangelho não é atrair o ímpio pra ser feliz, pra ganhar um emprego, pra ser curado de uma doença, o centro da mensagem do Evangelho é chamar o pecador para se arrepender de seus maus caminhos e morrer pro mundo e nascer de novo no Reino de Deus pois só assim pode ser livre da morte eterna.

O centro da mensagem do Evangelho de Cristo não é chamar o pecador para ter uma vida melhor aqui e agora, é chamar o pecador das trevas para o Reino de Deus, é alertá-lo sobre onde ele passará sua eternidade, ou mo céu e ou no inferno.

O que lhe atraiu pra igreja? cura? Bênçãos? Isso atrai mas não salva ninguém. Você pode passar toda sua vida numa igreja e mesmo assim morrer e ir pro inferno pois não se converteu nem nasceu de novo e Jesus disse em João 3:5 – “Em verdade, em verdade te asseguro: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”

O Evangelho de Cristo é a boa notícia de um Deus justo e Santo que salva pecadores injustos e condenados mediante a sua graça manifestada através de Seu Filho Jesus Cristo que encarnou como homem, deixando de ser Deus, veio até nós em forma de homem, viveu uma vida perfeita e sem pecado, morreu pelos nossos pecados para pagar nossa dívida com Deus e ressuscitou ao terceiro dia, venceu a morte que não pode segurá-lo pois Ele nunca havia pecado e a morte é apenas para pecadores. Depois foi exaltado nos céus à direita do Pai e voltará para buscar sua noiva, seu povo, seu corpo separado desse mundo.

O arrependimento leva um pecador a mudar de atitude para com Deus, antes ele vivia fazendo sua vontade e não se importava se suas escolhas e seus caminhos ofendiam as leis de Deus, o arrependimento leva o pecador a ter outra atitude agora: depender de Deus para tudo em sua vida. O pecado que ele amava tanto, ele não ama mais, o mundo que lhe atraia tanto, agora não lhe atrai mais, e a santidade que ele tanto odiava e desprezava, ele ama agora. A vontade de Deus agora está acima da sua própria vontade. A Lei de Deus está acima de tudo pra ele agora.

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.” Isaías 53:6

Cada um se desviou pelo seu caminho e Jesus diz que Ele é O único caminho para a vida eterna. Adão saiu pela porta em direção a uma vida independente de Deus e seguiu seu caminho, cada um de nós precisa fazer o caminho inverso de Adão, voltar pela porta em direção a uma vida dependente de Deus em seu Reino e debaixo de suas Leis. Sem conversão não há salvação. Sem nascer de novo ninguém verá o Reino de Deus. Todos nascemos em pecado, a boa notícia é essa: Jesus veio para nos salvar e nos dar nova vida, um novo coração.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s