O amor segundo a Bíblia

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se conduz inconvenientemente.
Não procura seus próprios interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.” – 1 Coríntios 13:4-8

“Deus é amor”. — 1 João 4:8

O mundo fala de amor nos filmes, livros e novelas, mas as guerras, a violência e a indiferença só aumenta entre os homens. A bíblia diz que Deus é o próprio amor, vamos ver cada um dos aspectos do amor segundo a bíblia:

1. O amor é paciente – quem ama é paciente, releva. Quem ama tem paciência com o mais fraco, com o ofensor, com quem te ofendeu. Quem ama tem paciência com os filhos, com o marido, com a mulher, com os pais. Mas por que ter paciência? por causa do amor, pois o amor é paciente! O amor suporta, espera, não perde as rédeas com facilidade. A paciência é uma prova de que você ama.

2. O amor é bondoso (benigno) – fazer o bem às pessoas, a qualidade de quem ama é fazer o bem às pessoas. Faça o bem pra o funcionário se você é patrão, . Faça o bem pra o patrão se você é funcionário, faça o bem pra seu vizinho, pra sua esposa, para seus filhos, para seus pais. Faça o bem e não o mal para as pessoas ao seu redor. Fazer o bem com obras para quem precisa ao seu redor. Amar é ações. Ser bom não é não fazer mal a ninguém, amar requer esforço, amar é fazer o bem às pessoas. O amor pensa no outro e não em si mesmo.

3. O amor não é invejoso (não arde em ciúmes) – a inveja é querer estar na posição do outro, a inveja é não querer a felicidade e o sucesso do outro, é desejar o que o outro tem, é torcer pela derrota do outro. Aquele que ama se alegra com o sucesso do outro, com o crescimento do outro. Ri com a vitória do outro. Vivemos num mundo de uma mesquinharia tão grande, de uma inveja, de um desejo que o outro não consiga o que você não conseguiu, um desejo que o outro não conquiste o que você não conquistou. O amor não é assim, o amor se alegra com o sucesso do outro. Isso acontece até dentro da família: esposas que ardem de inveja do marido ou vice-versa, isso trás um mal estar dentro do lar. Mães que tem inveja das filhas. Quem ama pensa assim: eu não pude chegar, mas vai você e chegue lá.

4. O amor não se vangloria (não se ufana) – o amor não se ensoberbece, Paulo nesse texto está discorrendo sobre o amor um para com o outro, ou seja, quem ama não humilha seu semelhante. Nós vivemos em um mundo que as pessoas são humilhadas todos os dias, quantas esposas humilham seus maridos publicamente e fazem questão de denegrir a imagem do marido, a bíblia diz que quem ama não faz isso. Quem ama não expõe seu semelhante, não rebaixa seu próximo, quem ama não humilha a esposa, não humilha os filhos. Quem ama não humilha seus funcionários, não ridiculariza. Quem ama não faz isso, não se ensoberbece e rebaixa o outro. Quem ama não despreza o outro.

5. O amor não se conduz inconvenientemente (não se porta com indecência, não maltrata) – quem ama não desrespeita o próximo, quem ama não falta com respeito com a mãe, com o pai, nem com a esposa, nem com o esposo. Quem ama não falta com respeita as autoridades, o pastor. Quem ama, respeita o semelhante. O amor não se comporta de forma desrespeitosa. Na nossa sociedade, ninguém respeita ninguém, os idosos não são respeitados, os professores são humilhados nas salas de aulas e isso é falta de respeito, os filhos falam como querem com os pais e isso é falta de respeito. E por que eles não respeitam? porque não amam. O amor leva a respeitar. Se você ama, você respeita e usa o vocabulário adequado em frente aos seus pais, sua esposa, seus filhos.

6. O amor não procura seus próprios interesses – uma mãe que ama o filho, deixa de comprar roupa pra ela, deixa de comer pra dar ao filho, deixa de sair, por que isso? porque ela não busca seu interesse, só busca o do filho pois o ama. O amor tira o egoísmo. Quando se ama de verdade, se pensa no bem do outro e não em si mesmo. O marido que ama busca agradar a esposa e não o seu interesse. A mulher que ama quer agradar ao marido, não pensa em si. O amor tem prazer em agradar o outro. O amor não é egoísta. O amor é generoso, é altruísta. Quem viu Jesus comendo e os apóstolos passando fome? Olhe o que Jesus disse: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos” Masteus 20:27
Por que Jesus servia e não era servido? porque Jesus amava.
Deus é egoísta? Deus é amor e o amor não é egoísta, ou seja, mão pensa em si mesmo, será que Deus pensou nele ou em nós quando DEU seu filho? “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16 – Deus deu o Filho dEle, não pensou nEle, pensou no mundo.

7. O amor não se ira facilmente (não se exaspera) – não tem ódio, quem ama suporta, é longânimo, mesmo com o filho que dá muito trabalho, mas ela tem paciência. O amor faz com que não tenhamos ódio do outro, mesmo quando nos dão trabalho e nos causam problemas.

8. 8. O amor não se alegra com a injustiça mas se alegra com a verdade – o amor é justo e não injusto. Quando for injusto com alguém pede perdão, fica triste com a injustiça, com o pecado. O amor não se alegra com nada que é errado nem com o que é ilícito.

9. O amor tudo sofre – quem ama sofre para quem ele ama não sofrer.

Essa palavra sofre no grego dá idéia de um telhado, onde está caindo uma chuva de pedras e o telhado está sofrendo a queda para os que estão embaixo não serem atingidos. Quem ama é como esse telhado. O marido que ama, sofre pra a esposa e os filhos não sofrerem.

10. Tudo crê – tudo confia, é confiar que um dia o marido vai se converter, o filho, a filha. Quem ama crê, bota fé na pessoa, dá uma chance pra pessoa. Não considera como caso perdido.

11. Tudo espera – espera o outro que é devagar, que é lento, que tem deficiência. Quem ama espera.

12. Tudo suporta – quem ama perdoa, quem ama releva e suporta a falha do outro. Quem ama passa uma borracha, isso é amor.

Vamos manifestar esse amor de Deus e amar o nosso próximo, começando com os de dentro de casa, em resposta a esse amor que Deus demonstrou por nós dando seu filho para nos salvar.

“Sede pois imitadores de Deus como filhos amados.” Efésios 5:1

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.” João 3:16-17

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s