Comer, Beber e Morrer

A filosofia do hedonismo é a busca do prazer como o principal objetivo da existência do homem, seja prazer sexual, profissional ou intelectual.
A palavra hedonismo vem da palavra grega hedonê, que significa prazer ou vontade. O hedonismo faz o homem viver para si, ter sua vontade como centro da sua vida e buscar o prazer e a felicidade, principalmente os jovens são totalmente influenciados por essa motivação e definem seus dias pelo prazer, procurando “curtir” ao máximo seus dias.
O profeta Isaías, 300 anos antes de Aristipo (o filósofo grego a quem é atribuído o hedonismo e que foi contemporâneo de Sócrates), citou a busca do prazer quando descreveu o procedimento comum em Jerusalém: “Porém é só gozo e alegria que se veem; matam-se bois, degolam-se ovelhas, come-se carne, bebe-se vinho e se diz: Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (Isaías 22:13).
Ou seja, vamos aproveitar o hoje porque amanhã morreremos e pronto, acabou. O que está errado com esse pensamento? O problema desse pensamento é que ele faz o homem viver para si mesmo e ignorar a Deus e o Seu real propósito ao ter criado o homem.
O hedonismo leva as pessoas a viverem sem levar em conta a existência de Deus, suas Leis e Seu julgamento. Incentiva o homem a viver como se não existe nenhum limite para alcançar o prazer e satisfazer sua própria vontade. Trata-se de uma atitude que restringe a vida ao presente, pois não há pensamento sobre o futuro, não se espera que haja uma vida após a morte ou se há vida após a morte, acreditam na falsa idéia que Deus não os julgará pelo caminho que escolheram. Criam um deus em suas mentes que existe para servir ao homem e não que criou o homem para Ele mesmo. O Deus Criador de todas as coisas é o Deus bíblico, a falta de conhecimento do Deus verdadeiro faz um homem criar deuses para si mesmo que são coniventes com o pecado.
O apóstolo Paulo alerta a igreja citando o texto do profeta Isaías: ““Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (1 Coríntios 15:32). Paulo descreveu a busca de prazer como característica daqueles que seguem vivendo e ignoram a ressurreição e a vida eterna. Entretanto, a Bíblia nos ensina que a história se move em direção a um ponto final, quando todo ser humano haverá de estar diante de Deus para responder por seus atos (II Cor. 5:10; Hb. 9:27). Enfatizando a responsabilidade final do homem perante Deus, Paulo adverte que tão certamente quanto o amor de Deus se manifestou para a salvação da humanidade, com toda certeza “vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” que escolherem viver em seus próprios pecados e rejeitaram o caminho reto de Deus.
Toda a humanidade foi criada para amar a Deus e fazer a Sua perfeita vontade, o propósito de Deus ao criar o homem à sua imagem e semelhança foi encher a terra de homens à imagem dEle, esse propósito foi desvirtuado pelo pecado de Adão e Eva que transferiu a toda a humanidade a semente da rebeldia contra Deus, mas Deus não desisitiu de seu propósito, Ele restaura o homem estragado pelo pecado em seu Filho Jesus, para isso Jesus veio, nos dá Nova Vida para vivermos para Deus.
O primeiro grande mandamento é para todos os homens: “Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. (Mateus 22:37) – Se amarmos a Deus de todo nosso coração, O obedeceremos, O honramos, O louvaremos, não o ofenderemos, não defenderemos o que Ele abomina. Entretanto, quem busca prazer em primeiro lugar esquece daquele que realmente deve ocupar o primeiro lugar: Deus!
Jesus disse: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” – Mateus 22:29
Quem não lê a Bíblia com o desejo de conhecer a Deus, o Criador, nunca descobri o real sentido de sua própria existência, Deus nos criou para si mesmo, Ele quer que O amemos acima de todas as coisas, até da nossa própria vida. O sentido da vida é náo ser feliz, é viver para Deus, a felicidade não deve ser esperada aqui nesse plano material, nesso mundo cheio de pecado, guerras, decepções e provações. Nosso coração não deve estar em nada aqui terreno e passageiro, mas nos céus onde passaremos a eternidade. Em Apocalipse capítulo 21 tem um texto que enche meu coração de esperança: “Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.
Essa terra como conhecemos hoje vai passar, esse sistema de vida que temos hoje vai passar, haverá um novo céu e uma nova terra onde não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, isso sim é felicidade real e esperança real!
Nessa vida aqui nosso propósito é amar a Deus acima de tudo, descobrir sua vontade e viver sua vontade. Quem não deseja conhecer a Deus e sua vontade aqui na terra, o que desejará fazer no céu? O lugar onde passaremos a eternidade depende do lugar que damos a Deus em nosso coração aqui na terra. Se nosso coração não é totalmente dEle, se não O amamos acima de todas as coisas, de todos os prazeres, de todos nossos desejos, nossas tendências, não passaremos a eternidade com Ele. Não existe viver uma vida aqui ignorando Deus e suas Leis e pensar que ao morrer, viverá com Ele toda a eternidade.
Por isso Jesus fez essa pergunta para mim e para você, para nos avaliarmos: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” – Marcos 8:36
Que adianta termos sucesso acadêmico e profissional e perdermos nosso alma?
Que adianta viajar o mundo todo, viver com todo conforto, usar as melhores roupas, comer nos melhores restaurantes, experimentar todos os prazeres e perdermos nosso alma?
Sabendo que ao morrer, devermos prestar conta a Deus de nossa vida e nossos atos, devemos viver com a perspectiva de expectativa do dia do nosso julgamento final (2 Coríntios 5:8-10). Com os olhos no que é eterno e não cegos apegados apenas o que está às nossas mãos aqui e agora.
Que o Espírito Santo nos convença dessa verdade.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s