A ignorância aprisiona mas o conhecimento liberta

O maior mal da igreja evangélica moderna brasileira é a ignorância (desconhecimento), o texto de Oséias 4:6 diz que: “o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento”.

Apesar de sermos a geração mais privilegiada em acesso a informações, somos a mais ignorante de todas. Temos ao nosso alcance material bíblico, teológico, exegético, hermenêutico em varias línguas e versões, temos áudio, vídeo, recursos que nossos antepassados jamais sonhariam em ter e nós nunca tivemos uma geração tão ignorante quanto a nossa. Os que se dizem “evangélicos” não conhecem a Bíblia, não leem a Bíblia, engolem tudo que o é dito nos púlpitos, sem discernimento algum do que está de acordo com a Bíblia pois não conhecem a Palavra de Deus.

O finado canditato do Prona, Enéias Carneiro, era um homem muito inteligente e disse: ” A ignorância aprisiona mas o conhecimento liberta”, ele mal sabia que estava parafraseando a frase de Jesus que diz: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8:32

Por que o PT conseguiu se reeleger tantas vezes e por tantos anos e manter o poder dessa forma? Porque de forma estratégica ele deixou de investir pesado em um setor: educação! Não investiu em educação, pelo contrário, tornou a prova mais fácil para todos entrarem na faculdade nivelando pra baixo a educação. Não incentivou a leitura e a alfabetização, pelo contrário, passou a considerar alfabetizado quem sabe escrever o próprio nome se preocupando apenas com os índices de alfabetização e não com a realidade de conhecimento e de cultura do povo.

Qual o propósito de impedir educação de qualidade ao povo? Para gerar uma massa de manobra que não saiba pensar e que seja facilmente manipulada e doutrinada em suas ideologias, para evitar pensadores, para evitar oposição, para evitar pessoas que tenham senso crítico formado, toda uma geração esteve por décadas bebendo uma ideologia basicamente marxista, ateísta e nem sabem o que é isso, não sabem do que se trata porque não possuem informações suficientes sobre o assunto, não tiveram informações suficientes, as informações que chega a eles já foram manipuladas e editadas e então é fácil fazer essa geração engolir qualquer coisa sem resistência, foram doutrinados nos pensamentos marxista, ateísta e imoral, aceitam e defendem o sistema mesmo corrupto e imoral e não percebem pois foram programados para pensar que são a oposição ao “mundo”, sem definições, sem realidades, ignorando fatos e a própria história.

Dessa mesma forma, a história da Igreja evangélica brasileira foi desviada teologicamente e doutrinariamente, e como as pessoas não têm o hábito de ler a Bíblia, elas aceitam e acreditam em tudo que é ensinado nas “igrejas” e não contestam nada, aceitam todo tipo de doutrina sem sequer saber que não são bíblicas, que são falsas. Hoje em dia tem uma “igreja” em cada esquina e vão amontoando fiéis e temos ai essa grande meretriz sem qualidade nenhuma e sem conhecer a Deus e sua Palavra, que casua tantos escândalos, bodes misturados com ovelhas, evangelho misturando com auti-ajuda, com misticismo, com magia, com bruxaria, um evangelho distorcido e que não salva.

Isso aconteceu 500 anos atrás, a Bíblia foi deixada de lado, foi trocada por infalibilidade papal, por tradições, rituais, e ficou quase 15 séculos na ignorância, na falta de conhecimento da Palavra de Deus, seguindo apenas tradições de homens e a igreja ficou aprisionada e como ela saiu disso? Um monge agostiniano chamado Lutero começou a estudar a carta de Paulo aos Romanos e é iluminado ao ler Romanos 1:17 – “Porque nele (no Evangelho) se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”

O conhecimento da verdade libertou aquele homem, iluminou a mente dele e daí ele deu início a um movimento que marcou a história, a Reforma Protestante, Lutero foi convencido de que nossa justificação não se dá através das obras, mas sim através da fé em Jesus e isso causou uma revolução na igreja numa época na qual o autoritarismo da Igreja católica romana era pesado e a doutrina católica tinha se afastado dos ensinamentos de Jesus e dos apóstolos. Como disse Jesus em João 8:32 – “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

A Reforma Prostestante foi um movimento de retorno aos padrões bíblicos do Novo Testamento, 3 pontos mais importantes da Reforma:
a) Justificação pela fé -baseado no livro de Romanos, ele ensinava que o homem não é justificado pelas suas obras, mas pela fé em Jesus Cristo.
b) A infalibilidade da Bíblia- Ele considerava a Bíblia infalível e acima de toda e qualquer tradição religiosa. Enquanto a Igreja Católica Romana defendia a ideia de que o papa era infalível e a Bíblia era sujeita à sua interpretação, Lutero afirmava que A Bíblia estava acima do papa, pois ela é a Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo.
c) Sacerdócio de todos os crentes- Lutero negava o conceito que afirmava ter o papa poderes sobrenaturais como intermediário entre o povo e Deus. Ele defendia a ideia de que todo crente é um sacerdote e tem livre acesso à presença de Deus. Não precisamos de um intermediário, o único intermediário entre o homem e Deus é o Senhor Jesus Cristo.

A igreja então volta às Escrituras, o grande viés da Reforma Prostestante que Lutero(na Alemanha) e João Calvino ( na Suíça) foi voltar ao estudo das Escrituras, o conhecimento das Escrituras por todos, o acesso do povo à Bíblia pois só quem tinha acesso à biblia eram os “sacerdotes” e o povo não. Voltar à pregação das Escrituras, do Evangelho e dos ensinamentos de Jesus. Votar ao Evangelho!

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Jesus
Conhecimento humano não liberta ninguém, gera orgulho e escraviza, só o conhecimento da verdade do Evangelho de Cristo que liberta o homem, a mente que está escravizada por ideologias anti-Deus.
Jesus mesmo declara logo depois: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” – João 14:6

Fora de Jesus, não há verdade. Só enganos que parecem interessantes, mas que aprisionam as mentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s