O valor que Jesus dá às mulheres

Em várias situações na Bíblia, Jesus tratou as mulheres com respeito, valor e amor dentro de uma cultura na qual a mulher era tratada como um ser inferior ao homem. Jesus valorizou as mulheres numa época que elas eram quase invisíveis, Ele as tratou com amor e respeito indo na contra mão de uma cultura que as tratava como inferiores. Vejamos os textos:

1. Em João 8:1 -11 é narrado o momento em que os fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério para testar qual seria a reação de Jesus, pois a Lei mandava apedrejar qualquer mulher apanhada em adultério.
Quando Jesus viu a mulher que foi pega em adultério, ele deteu os homens que queriam apedrejá-la quando disse: ” Atire a primeira pedra quem estiver sem pecado” e depois perguntou a ela: ” onde estão os teus acusadores mulher?”, quando ela respondeu que ninguém havia ficado, Jesus disse: “nem eu te condeno, vá e não peques mais”. Vivendo em um tempo e uma cultura em que esse tipo de coisa (apedrejamento de mulheres), acontecia com frequência, ele disse a ela:”nem eu te condeno, vá e não peques mais”.

2. Outra situação está narrada em Mateus 26:6-13, quando durante um jantar na casa de Simão, o leproso, diante de todos que estavam ali, uma mulher derramou sobre a cabeça de Jesus um perfume caríssimo ( 1 denário correspondia a 1 dia de trabalho e o perfume custava 500 denários!), naquela época e cultura, para uma mulher, até mesmo tocar nele seria algo ousado e não participavam desse tipo de jantar a não ser se estivessem servindo os que estavam à mesa.
Ao ver essa cena, os fariseus disseram que se Jesus soubesse quem era aquela mulher, não deixaria que ela O tocasse, porque ela era um pecadora e todos ali presente condenaram o que ela fez e também o desperdício de uma unguento tão caro. A reação de Jesus foi imediata ao defendê-la dizendo no versículo 10: ” deixem-na em paz, ela praticou uma boa ação para comigo”. E disse mais ainda a valorizando: “onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua.” vs 13
Jesus recebeu o presente dela e fez ela ser lembrada em todo o lugar do mundo onde o Evangelho é pregado, pelo que fez a Ele, como ela se sentiu importante pra Ele ali em meio àquela cultura tão hostil!

3. Outro momento foi em sua Ressurreição (Mateus 28:1-10), quando Jesus se revelou após ter ressuscitado, Ele se revelou primeiro para as mulheres que vieram ao túmulo e não para os apóstolos, numa atitude totalmente contra ao clima e à cultura daquela época, Ele priorizou se revelar às mulheres que O seguiam, cujo testemunho era sequer aceito num tribunal e disse a elas: “vá e avisem que os discípulos devem ir para a Galiléia e lá me verão”.vs 10
Assim você nota o lugar especial que Jesus dá às mulheres! Jesus valoriza as mulheres, o encanto, o intelecto e a espiritualidade das mulheres! Não podemos ler versículos num vácuo, fora de todo o contexto da Bíblia, a Bíblia destaca grandes mulheres como Rute, Sara, Débora, Ester e no Novo Testamento vemos os registros de como Jesus tratou as mulheres de sua época e de como Ele disse para o homem amar sua esposa como Cristo amou a Igreja e deu sua vida por ela ( Efésios 5:25), este é o maior elogio que Jesus já fez à mulher: que você é valiosa, tão valiosa quanto a humanidade toda pois para Deus não há judeu nem grego, não há homem nem mulher em Cristo Jesus. ( Gálatas 3:28)
Nenhuma visão de mundo concede mais respeito às mulheres do que Jesus!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s