RELATIVISMO E INTOLERÂNCIA

O que é relativismo? É a defesa de que para cada pessoa existe uma verdade pessoal. Cada pessoa escolhe  como verdade o que achar melhor para si.

Leia o diálogo abaixo:

“Verdade é Relativa? (Um diálogo entre Sócrates e Protágoras)

Protágoras: A verdade é relativa. É somente uma questão de opinião.
Sócrates: Você quer dizer que a verdade é mera opinião subjetiva?

Protágoras: Exatamente. O que é verdade para você, é verdade para você, e o que é verdade para mim, é verdade para mim. A verdade é subjetiva.
Sócrates: Você quer dizer realmente isso? Que minha opinião é verdadeira em virtude de ser minha opinião?

Protágoras: Sem dúvida!

Sócrates: Minha opinião é: A verdade é absoluta, não opinião, e que você, Sr. Protágoras, está absolutamente em erro. Visto que é minha opinião, então você deve conceder que ela é verdadeira segundo a sua filosofia.

Protágoras: Você está absolutamente correto, Sócrates.”
A melhor forma de manipular alguém é quando não se tem uma opinião formada baseada em uma verdade absoluta.

Para o cristão a verdade é Jesus. O cristão crê que a Bíblia é a Palavra de Deus e crê como verdade tudo que Jesus disse.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14 : 6)

Eu escolho ter os ensinamentos de Jesus como verdade para mim, como isso se torna uma ofensa se eu posso escolher em que crer?

Se te impedem como indivíduo de ter convicções pessoais baseadas em sua fé, como isso se chama?

Deixe um comentário

