É preciso fé pra acreditar que tudo surgiu do acaso

Por: Peter Kreeft ( professor de filosofia – Boston College)

Acreditar em Deus é racional?
Muitas pessoas pensam que fé e razão são antagônicos, que a fé em Deus e o raciocínio obstinado são como água e óleo mas estão equivocadas.
Acreditar em Deus é muito mais racional que o ateísmo.
A lógica pode demonstrar que existe um Deus: se você reparar o Universo com bom senso e uma mente aberta, descobrirá que ele está repleto das digitais de Deus.

Thomás de Aquino, o grande filósofo e teólogo do século XIII fez uma declaração: as coisas se movem! Mas nada se move sem razão, algo deve originar esse movimento e o que é que cause isso, deve ser causado por alguma outra coisa e assim por diante.
Mas essa corrente de causalidade não pode retroceder para sempre, ela tem de ter um começo, tem de haver um deslocador imóvel para dar início a todo o movimento no universo, tem de haver um primeiro “dominó” para dar início a reação em cadeia já que a mera matéria nunca move a si mesma.

Uma objeção moderna a esse argumento é que na mecânica quântica, o decaimento radioativo, por exemplo, não tem uma causa discernível. Mas espere um instante! Só porque os cientistas não veem a causa, não significa que não haja uma. Só significa que a ciência ainda não a encontrou, talvez algum dia eles descubram, mas então haverá de existir uma nova causa para explicar essa e assim por diante.

Mas a ciência jamais descobrirá a primeira causa pois isso não está ao alcance da ciência.
Isso simplesmente significa que a primeira causa reside fora do domínio da ciência, outra forma de explicar esse argumento é que tudo que se inicia deve ter uma causa. Nada pode surgir do nada. Então se não há uma primeira causa, não podem haver causas subsequentes ou absolutamente qualquer coisa, em outras palavras, se não existe um Criador, não pode haver um universo.

E se o Universo for infinitamente antigo, você pode perguntar.
Hoje em dia todos os cientistas concordam que o universo não é infinitamente antigo, que ele teve um início no “big bang”. Se o universo teve um início, então ele não teria de existir e coisas que não tem que existir, tem de ter uma causa. Existe a confirmação desse argumento à partir da cosmologia do “big bang”. Agora, sabemos que toda matéria, ou seja, todo o universo, passou a existir cerca de 13,7 bilhões de anos atrás e vem expandindo e esfriando desde então. Nenhum cientista duvida disso.

Mesmo que, antes que fosse cientificamente provado, os ateístas o chamassem de criacionismo disfarçado. Agora, some a essa premissa uma segunda premissa bastante lógica, o princípio da causalidade de que nada começa sem uma causa e você chegará a conclusão de que, havendo um “big bang”, deve então existir um “big benger”. Mas seria Deus esse “big benger”? Por que não poderia ser apenas um outro universo?
Porque a Teoria Geral da Relatividade de Einstein afirma que todo o tempo é relativo a matéria e considerando que toda matéria se iniciou há 13,7 bilhões de anos atrás assim começou todo o tempo, então não existe tempo antes do “big bang”. E mesmo que não houvesse tempo antes do “big bang”, mesmo que houvesse um multiuniverso, isto é, muitos universos com muitos big bangs como a teoria das Cordas diz ser matematicamente possível,
isso também teria de ter um início. Um princípio absoluto que a maioria das pessoas chamam de Deus. Mesmo assim alguns ateus consideram a existência de um número infinito de outros universos mais racional do que a existência de um Criador. Não importando a inexistência de evidências empíricas de quaisquer desses universos desconhecidos existam, muito menos mil deles ou um gazilhão.

A conclusão de que Deus existe não requer fé, o ateísmo requer fé. É preciso fé pra acreditar que tudo surgiu do nada. É preciso apenas do raciocínio pra acreditar que tudo surgiu de Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s