Como um homem pode ser justificado diante de Deus?

Esse é o assunto mais importante do mundo: como um homem pode ser justificado diante de Deus? Talvez este seja um pensamento que você nunca tenha tido, um assunto que você nunca tenha parado pra pensar.
Mas a realidade é que cada um de nós estamos em uma posição de estar sob a ira do Deus Todo-poderoso. Deus é um Deus de amor, de misericórida, de graça, de compaixão mas Ele também é um Deus de justiça e santidade.
O problema que todos temos é que cada um de nós, cada ser-humano que já nasceu, a não ser um, exceto o Senhor Jesus Cristo, não é justo, não somos santos. A Bíblia diz que um dia cada um de nós irá prestar contas diante de Deus por nossas ações, estaremos diante de Deus em julgamento e prestaremos conta por nossas vidas. E ao menos que você tenha vivido uma vida absolutamente perfeita e santa, você não será capaz de permanecer naquele dia, você não será capaz de permanecer diante de Deus porque Deus é Santo, e justo e perfeito e exige santidade, e justiça e perfeição absoluta se iremos entrar na Sua presença, senão não podermos estar diante dEle.
Perfeição é o padrão de Deus e Ele não será abaixado para você, ou para mim, ou para qualquer outro. Perfeição é o padrão, somente pessoas perfeitas vão para o céu. O problema é que não somos perfeitos. Nós quebramos todas as leis de Deus, nós não cremos nEle, não O amamos, não O servimos, não O honramos, nós não O adoramos como Ele é digno de ser adorado!
E um dia desses, todos iremos morrer e nos encontrar diante de Deus e termos essa montanha de culpa e pecado entre nós e Deus e então, essa é a situação desesperadora que cada ser-humano se encontra. Mas ela piora, não somente pelo fato de que nós desobedecemos. Veja, cada pecado tem uma consequência, a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23), existe uma punição que é a ira e a fúria de Deus contra o pecado. Então nós não somente desobedecemos a Deus, mas essa desobediência tem resultado em uma consequência e esta consequência é a ira de Deus e ela está se aproximando.
A pergunta agora é: o que posso fazer para me livrar dessa ira de Deus se sou pecador?
As boas novas do evangelho de Jesus Cristo, a boa notícia que Jesus veio ao mundo anunciar é que Deus interviu para fazer por nós o que nunca poderíamos fazer por nós mesmos. Jesus veio nos oferecer perdão nEle e Vida eterna e anunciar o Reino de Deus, existe um Reino, um Rei e um governo.
“Quem crê no Filho tem a vida eterna; aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.” João 3:36
Aceitar a Jesus como Senhor significa reconhecê-lo como Amo, Dono, Mestre e suprema autoridade sobre minha vida. Para que Jesus seja meu Salvador devo reconhecê-lo como meu Senhor. Este é o ponto central do Evangelho do Reino de Deus. Jesus não pode te salvar se Ele não te governar, vemos isso em Romanos 10:9:
As demandas – “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor” (as condições do arrependimento – negar-se a si mesmo, tomar a cruz, perder a vida e renunciar tudo)
A promessa – “e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. (a fé na promessa).
O evangelho do reino de Deus que Jesus pregou é diferente desse “evangelho distorcido que hoje é pregado”, o evangelho do reino de Deus é o fim da rebelião e da independência do homem. Deus quer perdoar, mas também quer governar, quer reinar sobre o homem. E este é o significado do arrependimento. Hoje o “evangelho distorcido” que tem sido pregado na maioria das “igrejas” fala de um lado da moeda e não fala do outro, ou seja, fala de Jesus como Salvador e não fala do seu Senhorio sobre a vida do homem.
O evangelho distorcido não mostra ao homem sua condição de pecador diante de um Deus justo e santo e não o leva a necessidade do arrependimento que no grego é a palavra “metanoia”, que significa mudança de mente, mudança de atitude interior. Sem essa mudança, a pessoa continua na mesma condição de separada de Deus e não se converte, vira uma pessoa religiosa, muda alguns comportamentos mas sem se converter de fato, sem nascer de novo, sem mudar o seu coração. Que mudança é esta? É a troca de uma atitude de independência para uma atitude de dependência. Da atitude de rebelião (faço o que eu quero) para a atitude de submissão (pertenço a Deus para fazer a sua vontade).

Quando mudamos a nossa atitude para com Deus, mudam também os nossos atos. Quando mudamos somente os nossos atos (deixamos de fazer algumas coisas que consideramos muito erradas), mas continuamos no interior com uma atitude de independência, estamos ainda em rebelião e necessitamos de arrependimento”.
O evangelho do reino de Deus é a boa notícia que Deus quer governar a vida do homem, trazendo-lhe a libertação do pecado. Jesus Salva, liberta, cura, mas Ele Reina e pra entrar em seu Reino existe uma condição que Ele deixou claro em João 3: 3-6: ” Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. 4 Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” 5 Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. 6 O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.”
Ou seja, Jesus disse para Nicodemos que era um líder religioso muito respeitado naquela época que as suas boas obras não irão remover a ira de Deus, seus esforços, sua boa intenção, suas lágrimas não irão fazer isso, sua assiduidade na igreja, sua caridade, seus bom comportamento social e ético, seu trabalho voluntário, suas doações, sua religião, nenhuma dessas coisas irão satisfazer a ira de Deus nem irão permitir que você seja perfeito como Deus exige. Sua justiça- própria não é o padrão que Deus exige. Então, o que irá remover a ira de Deus sobre minha vida de pecador para eu entrar no reino de Deus?
Jesus. Jesus levou sobre si todos os nossos pecados e pagou nossa dívida com Deus para sermos lavados de nossos pecados, purificados, é como se você tivesse sido condenado por um crime e Jesus fosse pagar sua condenação em sua lugar por um crime que Ele não cometeu e você saísse justificado diante da lei.
Deus lhe oferece esse perdão em seu Filho Jesus, foi pra isso que Jesus veio, essa oferta pode ser aceita ou recusada, pois Jesus para te salvar exige governar sua vida, esse é o escândalo da cruz que ofende e demonstra ao homem que como pecador, necessita de perdão e de arrependimento para ir até Jesus. Caso a pessoa escolha ir até Deus por seus próprios esforços e auto-justiça será condenada por não aceitar o perdão que só existe em Jesus.
“Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio à graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos” (Rm 5: 18-18).
Justificação só em Jesus, se o homem tivesse como se justificar diante de Deus, Jesus não teria vindo morrer em nosso lugar e nos oferecer salvação.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s