Batismo de crianças na idade da consciência

Batismo de crianças na idade da consciência

image
O Batismo é uma realidade espiritual, o batismo não é um símbolo, por isso se a pessoa não estiver com os ingredientes e elementos necessários para o momento do batismo, a pessoa pode tomar apenas um banho.
Como a situação onde Pedro termina de pregar e a multidão pergunta a ele: “o que faremos?” ou seja, chegou um ponto ótimo para o batismo e 3 mil foram batizados no mesmo dia. E esse ponto ótimo todos tem que chegar, seja criança, velho, adulto, é uma coisa para todos.

Ingredientes para o Batismo:
. os pais não podem nem precipitar nem adiar, tem que ser no momento de Deus
. temor da volta de Jesus
. consciência de que ele é um pecador e que precisa estar dentro de Jesus
. consciência de que precisa nascer de novo
. se sentir imerecedor, fraco, perdido, abominável, sujo e desejar ser limpo
. momento de contrição- descobrir que não é bom, se desorganiza e está no momento certo pro batismo. Essa desorganização pode ser o momento que ele se conhece e fica meio perdido. Ore!

Qual a realidade espiritual que acontece no batismo:
. o velho homem é sepultado e ser colocado em Cristo – “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Colossenses 3:3
. a pessoa recebe uma nova natureza, um novo coração – isso é nascer de novo
. quem nasce de novo não vive pecando mas expressa a vida de Cristo – Romanos 6:2-7
. quem não expressa a vida de Cristo, não nasceu de novo – Romanos 7:14-23
. “como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:4) – o Batismo também é ressuscitar com Cristo, ter nova vida em Cristo
. O batismo anuncia a morte, sepultamento e a ressurreição de Cristo, e também nossa comunhão com Ele. O batismo não é um símbolo nem uma profissão pública de fé, é uma relaidade espiritual de sair do Reino das Trevas e ser transportado para o Reino de Deus.
. 2 Corintios 12 – Examinai se estás em Cristo, se não é que já estais reprovados. Paulo fala sobre examinar.

O que é ser batizado?
É estar em Cristo, é ser batizado dentro de Cristo, colocado dentro dEle, receber o Espírito dEle. A pessoa que passou por essa rrealidade, ela certamente vai dar os devidos frutos de graça e de vida, os frutos do Espírito Santo. Como a pessoa vai dar esses frutos se não nasceram de novo?
No Velho testamento, qual a reação dos homens que viram Deus?
1. Jó disse “Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo no pó, sentado aqui no chão, num monte de cinzas. ” Jó 42:5-6
Jó se abominou ao ver Deus e se arrependeu, convicção de pecado
2. Isaías 6:1 e 5 diz assim: “No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! ”
Isaías ao ver Deus disse: estou perdido pois sou pecador, convicção de pecado.
3. Habacuque em sua experiencia com Deus, de tanto temor, tremia: “Assim que eu ouvi tudo isso, as minhas entranhas se comoveram, meus lábios tremeram; meus ossos desfaleceram; minhas pernas vacilaram.” Habacuque 3:16
4. Daniel se sentiu fraco me sua experiencia com Deus: “Eu, Daniel, fiquei vários dias exausto, abatido e doente.” Daniel 8:27
Então vemos que numa experiência com Deus, a pessoa se sente fraca, perdida, pecadora e com temor, a convicção de pecado é algo natural quando uma pessoa se vê diante de Deus.
O que dizer de Pedro? aqui é o modelo. Lucas 5 – Jesus estava no mar e Pedro estava lavando as redes, Jesus pede o baco emprestado, Pedro e seus amigos, emprestam o barco. Jesus prega e depois que termina de pregar, devolve o barco e eles passaram a noite toda pescando e não pegaram um peixe e Jesus diz: Lança a rede ao mar. E depois de Pedro ouvir as palavras de vida de Jesus, ele disse: sob a tua Palavra, laçarei a rede, e foi e lançou a rede. Veja o que é uma experiência de conversão: Pedro enquanto vinha aqueles peixes todos ao contrário do que tinha acontecido durante toda a madrugada que não tinham pego nenhum peixe e quase o barco afunda de tanto peso dos peixes, a ponto dele pedir ajuda de outros barcos e o que passava na cabeça de Pedro? não é possível que tenha tanto peixe aqui, foi aquele homem, foi Sua Palavra e Pedro provou ali a bondade de Deus que o levou a agir como? Quando pedro chega na praia o que ele diz a Jesus? Pra longe de mim porque eu sou pecador. Isso se chama convicção de pecado! e o que Jesus diz a Pedro? de agora em diante serás pescador de homens, vem e segui-me.
E o que dizer de João? João era o discípulo mais chegado a Jesus e teve uma experiência na ilha de Pátimos e dizia”O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida.” 1 João 1:1 – na ilha de Pátimos ele cai como morto quando vê Deus. Quem tem experiência com Deus, tem essas características.
E João Batista diz: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;” Mateus 3:8
“O Batismo é uma Sepultura onde o velho homem é enterrado.”Charles Spurgeon -1881

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s