A vida após a morte – o Inferno e a Bíblia

Lucas 16: 19- 31 – a história do rico e Lázaro não é uma parábola – Jesus aqui está falando de uma história em linguagem figurada. Na maioria das vezes quando é uma parábola, Jesus começa: então lhes falou por uma parábola dizendo… Lucas 16 se encaixa mais como uma alegoria, é diferente de parábola.
Veremos em Lucas 16: 19- 31 => o que tem de ensinamentos sobre a vida após a morte:
O Hades
. vs 23 – no original Jesus falou do Hades e não do inferno – explicação sobre o Hades: o Hades é um lugar diferente do inferno. Existem 2 lugares distintos: um é o Seio de Abrãao e outro é um lugar de tormento. ( estando o rico no Hades em tormento).
. Os 2 homens morreram e foram para a região do mortos, no V.T. essa mesma região é mencionada como Seol ou Cheol.
. De um lugar pode ver o outro, é visível – ( levantou os olhos e viu Lázaro no Seio de Abrãao)
. vs 25 – um está no lugar de consolo e o outro num lugar de tormento
. vs 26 – há um abismo intrasnponível entre os 2 lugares, ainda que dá pra olhar, não dá pra passar de um para o outro.
. vs 31 – “Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.” – esse texto nos dá uma marca importante e determinante – Jesus está dizendo aqui que a resposta de Abrãao afirma que não adianta alguém ressuscitar dentre os mortos – eles tem Moisés e os profetas, ou seja, o ponto determinante é a Palavra do Senhor. Não fique esperando por alguma coisa que seja mais importante do que a Palavra do Senhor, é o Espírito Santo que nos guia e o instreumento que Ele usa é a Palavra do Senhor, sempre foi e sempre vai ser, a fé nas Escrituras.
Nenhum sonho nem nenhuma visão jamais será maior do que a Palavra do Senhor – nossa vara de medir nunca será sonho nenhum, nenhum sonho pode ter mais valor do que recebemos na Palavra do Senhor. Nós temos muito mais do que Moisés e os Profetas, nós temos Moisés, os Profetas e temos Jesus e os apóstolos que o seguiram. Que nossa fé seja firme e orientada na Palavra do Senhor.
. Onde fica o Hades? Efésios 4: 7-10 – as regiões mais inferiores da terra – é o lugar dos mortos.
vs. 9 – é aonde Jesus foi logo após sua morte. Jesus desceu ao Hades e não ao inferno.
Por que Jesus teve que descer ao Hades? Porque Jesus tinha que experimentar todos os efeitos da morte – tudo que tinha haver com a morte, Jesus tinha que passar.
. Hebreus 2: 9 – diz assim: “Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.” – Jesus não apenas morreu, Ele provou a morte nele mesmo e todos os efeitos da morte:
. Dor – A morte de Jesus incluiu dor, ( na nossa raça a maioria das mortes é com dor por doença, acidente ou guerra)
. Separação entre alma, espírito e corpo- Ele experimentou a separação entre alma, espírito e corpo. O homem foi criado alma, espírito e corpo e quando o pecado entrou no mundo um dos efeitos foi esse, nossa alma e espírito saem do corpo e nosso corpo não foi feito pra isso. Espírito puro é Deus, os anjos são espíritos, eles não tem corpo, podem até reprensentar uma forma física como vemos no A.T. mas são espírito. O homem não, o homem é espírito, alma e corpo e a morte trás uma separação entre o espírito, a alma e o corpo, quando o corpo perece, o espírito e corpo tem que sair e essa alma e o corpo não foram feitos pra viver fora do corpo. Por isso, nossos irmãos que estão com o Senhor, estão esperando a ressurreição, eles estão com o Senhor e estão num lugar de alegria mas eles esperam ser completados, nossos irmãos que estão na eternidade com o Senhor, estão incompletos. Jesus também passou por isso, ele teve que passar por isso, por essa ruptura entre o espírito, a alma e o corpo.
. Jesus também enfrentou a distância de Deus – a morte significa ser separado de Deus.
. Jesus foi ao Hades para enfrentar julgamento e ser justificado- todo o homem será julgado. Em 1 Timóteo 3:16 diz “Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. ” – Jesus foi justificado em Espírito quando Ele estava em espírito nas regiões inferiores da terra, ali Ele foi julgado e ali Ele foi considerado justo por todo o seu viver.
. Em 1 Pedro 3:19 diz que Jesus foi Hades para pregar aos espíritos em prisão: – “no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;” e em 1 Pedro 4:6 diz “Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito.”
. Efésios 4:8 – levou cativo o cativeiro – essa foi a última coisa que Ele fez no Hades. Os santos do V.T. por que não estavam com o Senhor? por que eles estavam ai nessa região debaixo da terra aonde Jesus foi? porque Jesus ainda não havia feito a oferta pelo pecado. Ninguém podia chegar na presença de Deus. Eles estavam lá há milênios, esperando serem levados pra seu lugar. O Seio de Abrãao está vazio hoje está vazio porque Jesus pegou tudo e levou com Ele. Só está ocupado o lugar de tormento.
O que Paulo fala quando foi levado ao terceiro céu em 2 Coríntios 12:2 e 4? “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu…que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.” Paraíso – só tem 3 versículos no N.T. que falam essa palavra “paraíso”, em Apocalipse 2:7 também fala desse lugar: “Ao vencedor darei de comer {do fruto} da árvore da vida, que se acha no paraíso de Deus.” e quando Jesus respondeu ao ladrão na cruz: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” Mas Jesus só subiu ao céu 3 dias depois? Quando a mulher foi tocar nEle, Ele respondeu: não me toque pois ainda não subi pro meu Pai e como Ele disse que hoje mesmo estarás comigo no paraíso? é porque o paraíso era lá embaixo, o Seio de Abrãao! Deus já tinha colocado lá o paraíso.
O inferno
A única pessoa que usou uma expressão que pode ser traduzida como inferno foi Jesus. O inferno tal qual exposto por Jesus não aparece no V.T., quando foi encontrado no V.T. está mal traduzida, a palavra no original é Seol/Sheol, que é a região dos mortos, Hades. Hades não é o inferno.
O conceito do inferno como um lugar de fogo surge apenas na boca do nosso Senhor Jesus. O inferno é um lugar tão terrível, tão terrível e inimaginável que Deus deixou pra pessoa mais terna e doce que pisou nessa terra pra falar sobre ele, por isso o único pra falar do inferno é nosso Senhor Jesus. Quando Jesus está se referindo a inferno, Jesus usa a palavra Geena, era um lugar muito conhecido pelos judeus, era um lugar ao sul de Jerusalém, era chamado de Vale do Inon, onde permanentemente estava em fogo, todo lixo da cidade era colocado lá, o lixo, os animais mortos. Era o lugar de queimar o lixo. E Jesus em suas advertências quando fala desse lugar de fogo, a palavra que Ele usa é Geena.
O apóstolo Tiago usa essa palavra somente uma vez em Tiago 3:6 – “A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo (Geena) inferno.” – Tiago não está falando do destino eterno, ele está usando o Geena como outro figura, está falando da língua, ele está dizendo que quando vc peca com a língua vc está expressando o próprio inferno, mentira, maledicência, calúnia, difamação, sua língua está tendo origem no inferno pra dizer essas coisas. Só Jesus usou essa palavra Geena se referindo ao destino eterno.
. Jesus nos falou para temer em Mateus 10:28 – “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no (Geena) inferno tanto a alma como o corpo.”
Em Apocalipse cap 20 e 21 quando está falando do lago de fogo, dá pra concluir que está falando desse mesmo lugar que Jesus falou, pra ser traduzido como inferno, que Jesus se referiu usando a expressão Geena.
. Deus não fez o lago de fogo para a raça humana, não era a inteção de Deus que a raça humana fosse pra esse lugar e Jesus deixa isso claro quando diz “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt. 25.41). Muitos homens decidem permanecer seguindo o diabo e seus anjos e vão parar no mesmo lugar.
. O inferno e o lago de fogo está vazio – não tem ninguém lá. Os que não estão em Cristo vão para o Hades. Os que estão em Cristo vão para o paraíso.
. Apocalipse 19:20 – a inauguração do lago de fogo – “E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” Nem o diabo vai inaugurar o inferno.
. Apocalipse 20:11-15 => a morte e o Hades serão lançados no lago de fogo após o Milênio no juízo final
. Apocalipse 21: 8 – lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte
Qual a lógica do inferno?
O inferno é o assunto mais questionável pelos ímpios e pela maioria das religiões. É a coisa mais difícil para um incrédulo entender. Um ateu pode até nos ridicularizar dizendo: – como é que vc vai acreditar num Deus que vai pegar uma criatura e jogar num lugar de fogo a eternidade toda? Até nós que conhecemos ao Senhor podemos perceber que nosso prórpio coração é inclinado a fazer essa pergunta.
Existe uma resposta teológica: Deus é justo, infinitamente justo. O pecado do homem foi contra uma justiça infinita, então Deus deu a esse pecado um caráter infinito e como o pecado pra Deus é infinito, o castigo é infinito. Isso está completamente de acordo com as escrituras. mas temos mais respostas além disso.
A lógica do inferno e a essência desse lugar:
. Paulo disse aos ímpios gregos em Atenas – ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’ Atos 17:28. – em Deus nos movemos e existimos e isso é um conceito bíblico e não sei se nós estamos preparados para entender quanto de Deus há no Universo.
. “Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder.” Hebreus 1:1-3 – Deus sustenta tudo pela sua palavra – Deus mantem tudo coeso, os átomos, as células, a matéria. O que sustenta todos os átomos desse Universo e os mantem onde eles estão é a Palavra de Deus, é Jesus, Ele que é o Logos – Jesus criou todas as coisas e sustenta todas as coisas. Além disso, Ele faz nascer o sol entre justos e injustos. Mesmo que o mundo jaz no maligno, a natureza está repleta da glória do Senhor.
. “a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar” Habacuque 2:14 – Significa que o que a terra não tem hoje é o conhecimento da glória do Senhor, isso se cumprirá no milênio.
. Isaías 3:6 – “toda a terra está cheia da glória do SENHOR!”- olhe para um olho, quanto da glória de Deus tem em um olho. Deus e sua glória está presente na criação. – “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.” – Salmos 19:1. Deus nos deu condições de ter em nossa boca a percepção do doce e do amargo, do sabor de uma manga.
Exemplo do velhinho no hospital – tinha um velhinho no hospital doente na cama reclamando de Deus e muito brabo com Deus , porque Deus tinha mandado ele pra o hospital e o irmão perguntou: o senhor nunca esteve num hospital? – Ele: nunca na minha vida. é a primeira vez que o sr está num hospital? é a primeira vez e quantos anos o sr tem mesmo? 97 anos. E isso tem tudo haver com o tema que estamos falando, pois o inferno vai ser a mais absoluta ausência de Deusm em todos os sentidos:
. Deus é luz, Jesu quando fala do inferno, fala de trevas – o inferno vai ser densas trevas
. Jesus é a água da vida – no inferno não terá água
O inferno é em resumo Deus dizendo: eu corri atrás de vc, procurei vc, fui até a terra, fiz todas estas coisas, vc não me quis, agora é simples – vc vai passar toda a eternidade sem mim! Sem nada de mim, eu vou tirar tudo que é meu até do teu corpo.
Ex: quando vc fala com um incrédulo sobre Deus, ele não gosta da conversa, agora num enterro, eles gostam de dizer que fulano foi estar com Deus. Como assim ele foi estar com Deus? não quis Deus aqui na terra… mas depois da morte, todos eles querem Deus e les não vão ter Deus depois da morte. Eles vão ter a mais completa ausência de Deus – pense num corpo que nada funciona? um corpo eternamente apodrecendo pois Jesus disse que o verme não se acaba, pense num corpo sem os hormônios que aliviam a dor? e Jesus fala em ranger de dentes. Toda a glória de Deus que ainda existe no corpo do homem, vai ser retirada no inferno.
Deus é bom, o ímpio peca, zomba, despreza, fala mal, blafema, persegue os que são de Deus e Deus põe comida na mesa dele e faz todo o aparelho digestivo dele funiconar, Ele está permamentente fazendo todas as coisas funcionar. Demos graças ao Senhor.
A terra está cheia da glória do SENHOR o inferno será a retirada completa e plena da manisfestação da bondade de Deus.
3 aplicações práticas na nossa vida:
1. Dar graças ao Senhor que nos livrou de tão grande morte – experimentou amorte por todos os homens. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
“E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
1 Coríntios 15:53-58
2. Viver em Cristo para não ser desquealificado – existe uma teolgoia que ensina de forma enganosa que nós temos de alguma maneirsa, no bolso, um bilhete de garantia porque um dia nos entregamos ao Senhor e fomos batizados – essa visão não procede de Deus e Jesus procura nos adverti de forma tácita nesses textos que temos lido.
As 3 parábolas que estão em Mateus 24 a 26 é o que tem mais terrível na bíblia pois fala da perdição eterna dos que estão na igreja, não há nada mais terrível nas escrituras. Como Paulo disse – “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” 1 Coríntios 9:27
3. Voltarmos com todas as forças e energia para a pregação do evangelho pois ” o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê;” Romanos 1:16 – está no nosso lábio e em nossos corações a palavra que vai salvar a muitos do lago do fogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s