O Evangelho distorcido que engana e não salva

Você já se perguntou por qual motivo “as igrejas” estão cheias de pessoas que se dizem cristãs mas que tem uma vida que envergonha o Evangelho, ofende os ensinos de Jesus e causa escândalo para o mundo? Por que quase não se percebe a diferença entre os de fora e os de dentro das igrejas? por que o joio aparece mais do que o trigo?

Onde estão os homens piedosos, os jovens santos e separados, as mulheres honradas e as crianças criadas no temor de Deus? Aonde estão os cristãos que lemos nas escrituras?
A resposta está nas escrituras: qual o tipo de Evangelho que Jesus e seus discípulos pregavam e que tipo de Evangelho é pregado hoje? Vamos ver nas Escrituras: “Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele,” (Lc 8:1)

“A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.” (Lc 16.16)

Os textos acima usam as expressões “Evangelho do reino” ou “Reino de Deus” => Jesus pregava e anunciava um tipo especial de evangelho: o Evangelho do Reino.
O evangelho pregado por Jesus e pelos apóstolos é especificado, é um evangelho qualificado. Uma semente qualificada.

“Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres.” (At 8.12)

“Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus.” (At 19.8)

Falar do Reino de Deus era algo central e fundamental para os apóstolos e demais discípulos, quando evangelizavam. As expressões Reino dos Céus e Reino de Deus eram constantes na pregação de Jesus e dos apóstolos (aparecem mais de 100 vezes no Novo Testamento).

Mas afinal, o que significa falar do Reino de Deus para alguém?
Quais são as conseqüências de aceitar a palavra do Reino?
O que significa “Evangelho do Reino”?

O termo “Evangelho” significa “Boas Novas”, isto é “Boas Notícias”.
O termo “Reino” significa “Governo”, “Reinado”, ou “ação de reinar”.
Então, literalmente, a expressão “Evangelho do Reino” significa “Boas Notícias do Governo de Deus”, ou seja, Pregar o Evangelho do Reino é anunciar as boas notícias de Cristo e do seu Governo sobre a vida do homem. É apresentar a Jesus como Rei e Senhor do homem.

A pregação do evangelho atual não apresenta o Reino de Deus, nem seu governo nem seu senhorio sobre a vida dos que querem entrar em seu Reino, pelo contrário, o evangelho distorcido que tem sido “oferecido” nas igrejas chama o pecador para ser feliz, ser curado, abençoado, ficar rico e ir para o céu. Resumiram o evangelho do Reino de Deus a levantar a mão e ir na frente e ” aceitar” Jesus para ser salvo.
O foco desse evangelho distorcido é a salvação do homem.
O foco do Evangelho do Reino é o Rei Jesus como Senhor do homem que se arrepende de sua vida rebelde e longe do Reinado de Deus.
Entendem a diferença e o perigo de gerar frutos ruins? “As igrejas” estão cheias de frutos ruins de um evangelho distorcido.
Esse evangelho distorcido, permite que o pecador continue Rei de sua própria vida, não se arrependa de ser independente de Deus e não se submeta ao Governo do Rei Jesus, pois não apresenta Deus como Soberano e sim, como mordomo para o homem. A pessoa muda alguns hábitos, comportamentos e compromissos e pensa que isso é suficiente para ser salva mas não nasce de novo nem entra no Reino de Deus.

O Evangelho que Jesus e os apóstolos pregavam : apresentava Jesus como Rei e Senhor do homem.
O Evangelho distorcido prega: aceite Jesus e Ele transformará sua vida, apresenta Jesus não como Rei e Senhor mas apenas como Salvador. Apenas 1 lado da moeda.

Alguns pensam que as expressões “Reino de Deus” ou “Reino dos Céus” se referem apenas ao Céu. Ou que o Reino de Deus é no futuro. Não é verdade.
Jesus disse: “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.” (Lc 17.20-21)

Um reino é um território onde um rei governa. É o lugar onde a autoridade de um rei é reconhecida. O Reino de Deus é onde Deus reina. O Reino de Deus está na vida de um discípulo seu.
A Bíblia diz que existem dois reinos. O Reino de Deus e o Reino das Trevas (Cl 1.13).
No Reino das Trevas estão todos aqueles que não reconhecem a autoridade de Jesus sobre suas vidas, pois todos nós nascemos nessa condição de pecadores separados de Deus, herdamos isso de Adão, daí a necessidade de nascer de novo para Deus.
No Reino de Deus estão todos aqueles que reconhecem a autoridade de Cristo e se submetem ao seu governo. Portanto, vemos que na pregação do evangelho é essencial colocarmos as bases do governo de Deus sobre a vida do homem.

Pregar o Evangelho do Reino é falar de Cristo, sua vida e obra, e falar da necessária sujeição a ele e das condições para ser um discípulo.

Se pregarmos salvação, sem as condições para seguir a Cristo, não formaremos verdadeiros discípulos de Jesus e sim religiosos se esforçando para sefuir regras e não novas criaturas seguindo o Rei Jesus. E é isso que tem acontecido infelizmente na igreja atualmente, a igreja está cheia de bodes, de joio e gente morta que não nasceu de novo, pessoas que se dizem cristãs mas que causam vergonha para o Reino de Deus, usam o nome de Deus mas nem o conhecem.

Porquê? Por que não foi apresentado a essas pessoas as condições para entrarem no Reino de Deus, de se submeterem ao seu Governo, de passarem de uma atitude de viver independente de Deus para viver sob a dependência e sob o Governo do Rei Jesus.
A semente distorcida tem gerado joio, bodes intratáveis.
O Evangelho do Reino de Deus gera o trigo, gera discípulos de Jesus, gera ovelhas que seguem o bom pastor Jesus.
Que esse entendimento gera temor em nosso coração e discernimento de que nem todos são joio nem todos são trigo.
A pergunta a ser feita ao nosso coração em temor e tremor é: o que eu sou? joio ou trigo? ainda velha criatura ou nasci de novo?
Apenas através do poder sobrenatural do Espírito Santo é que um homem pode nascer de novo e fazer parte do Reino de Deus que nada tem em comum com esse mundo nem com qualquer religião humana.
Existe um Reino, existe um Rei e o nome dele é Jesus.
Ele voltará com poder e muita glória para os seus que O aguardam.
Fonte: Apostila Evangelho do Reino
http://files.discipulosemgoiana.com.br/200000172-e4a4fe9c0e/AP5%20-%20Evangelho%20do%20Reino.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s