O escândalo da cruz

image

Texto base:
“Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei (na sua própria justiça e procedimento), pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus ( Jesus), independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,
justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem.
Não há distinção,pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;” Romanos 3:20-25

Esse texto nos ensina que Jesus é o único meio de salvação para o homem, abaixo faço um resumo sobre os aspectos do pecado sobre o homem e a solução de Deus para nos resgatar:
. Deus é Santo e odeia o pecado e sua severa punição para o pecado é o inferno para aqueles que rejeitam a salvação que Ele mesmo nos oferece através de seu filho Jesus.
. Deus determinou que o homem seria salvo como? através de seu Filho e nos oferece o perdão dos nossos pecados pela fé que colocamos na obra que Jesus fez na cruz, nos reconhecendo pecadores que necessitam do perdão de Deus.
. O homem não escolhe como vai ser salvo, nenhuma religião pode salvá-lo, nenhuma vida piedosa e íntegra, nenhuma penitência, nada está ao alcance do homem para se salvar por seus próprios esforços – há apenas 1 caminho – e isso é difícil de engolir, difícil de ser aceito para quem coloca sua confiança de justificação em qualquer outra coisa ou pessoa fora de Cristo
. Esse é o escândalo da cruz: a cruz obriga o homem a se reconhecer pecador, merecedor da ira de um Deus Santo, se reconhecer necessitado do perdão desse Deus que odeia o pecado, reconhecer que merece o inferno, e ao chegar nesse ponto clamar a Deus por perdão e misericórdia que lhe é concedido através de quem? de Jesus
. Esse escândalo da cruz anula todas as formas próprias que o homem inventou ao longo do tempo para se chegar a Deus, anula todas as tentativas de por esforço próprio e mérito próprio se sentir merecedor do céu, recusando assim o sacrifício de Jesus na cruz, que é a única opção que Deus deu como salvação ao homem. Para que Jesus teria vindo à terra, se tornado humano para morrer em nosso lugar e nos dar nova vida se o homem pudesse por seus próprios meios e esforços ser aceito por Deus?
. Esse escândalo da cruz anula todas as religiões do homem, suas crenças e sua confiança em deuses falsos, criados por mãos humanas, destrói sua confiança em oferendas, em esforços próprios, em cumprir rituais e tradições para se justificarem diante de Deus – nada disso salva, nada disso tira a ira de Deus de sobre o pecador pois o próprio Deus determinou a sua maneira de como iria salvar o homem oferecendo perdão em seu Filho Jesus
. Isso é um escândalo para o homem que é confrontado com essa verdade, o Evangelho de Cristo confronta o pecado, expõe a condição de perdido e leva o homem a ir até Deus que o pode salvar, por isso dizem que o Cristianismo é radical e intolerante, e que anula crenças, misticismos, outros deuses, fé em crendices populares, em supertições, em suas tradições, é um escândalo o homem aceitar que só há 1 único meio de ser salvo: Jesus.
. O Homem pensa: porque outros meios não servem? porque o Cristianismo se sente o “dono da verdade”?, e tudo que meus pais me ensinaram da religião deles? e todos esses anos que tenho colocado minha fé na religião que escolhi, em imagens, santos, igreja, tradições? tenho que jogar tudo isso fora? descartar? Esse é o escândalo da cruz de Jesus, diante dEle nada tem valor, tudo que os homens são apegados, suas religiões, suas crenças, nada pode salvá-los e isso ofende ao ego do homem, o coloca numa posição de total incompetência de salvar-se o levando a uma total dependência da graça e da misericórdia de Deus.
. João 3:17 e 18 diz:
“Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus.” – Ou seja, quem colocar sua confiança de salvação em sua religião, em seus deuses, em suas supertições, crendices, tradições de família, no fato de ser uma “pessoa boa”, em qualquer outra coisa que não seja apenas e exclusivamente em Jesus, o filho de Deus enviado ao mundo justamente para esse fim de nos salvar, já está condenado pois ao escolher outra forma de salvação estão rejeitando o único caminho que Deus Pai abriu para irmos até Ele.
. Essa é uma mensagem de grande salvação para os que a aceitam mas para os que a rejeitam é um grande escândalo, uma grande ofensa, imagine chegar para sua família ou seu melhor amigo e dizer que eles vão para o inferno se rejeitarem a salvação oferecida apenas através de Jesus? certamente ficarão magoados, irados e não gostarão de ouvir isso.

Agora você deve entender porque Jesus foi apedrajado quando falou isso para os judeus?
Agora você pode visualizar a cena dele sendo crucificado com todo aquele povo gritando histericamente: crucifica-o!!!!
Diziam: quem esse Jesus pensa que é para dizer que só Ele salva? quem Ele pensa que é para desfazer de nossa religião e de nossa Lei judaica e de nossas tradições que há milhares de anos seguimos e praticamos e nos sentimos justificados pelos nossos esforços? quem Ele é para chegar e dizer que tudo que acreditamos não serve para nos salvar?
– Quem é Esse Jesus que está desorganizando toda “a ordem do nosso mundo”, da nossa religião?
– Quem é esse Jesus que está colocando em risco todo o “sistema” que sempre existiu de nossa Religião? Quem Ele pensa que é? Crucifica-o, gritava a multidão enfurecida porque rejeitaram o Filho de Deus que veio para salvá-los mas de uma forma que eles desconheciam e não quiseram aceitar.

E não é isso que dizem hoje dos cristãos? que os cristãos pensam que são “donos da verdade”? que são um povo exclusivo e não inclusivo como todas as religiões que inventaram mil maneiras do homem chegar até Deus e rejeitam a única verdadeira que é Jesus? A obra da cruz é um grande escândalo para qualquer homem, diante dessa verdade o homem precisa se abandonar, abandonar tudo em que confiou e acreditou por toda a sua vida como verdadeiro e reconhecer que Jesus é o único meio de salvação, por isso Jesus disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” João 14:6

Jesus é nossa propiação.
Propiciar = é o próprio Deus expiar, Tirar a culpa do homem definitivamente o pecado do homem e Deus, por causa disto, definitivamente se tornar propício, favorável ao homem.
Jesus pagou pelo seu e pelo meu pecado e nos comprou da morte dando sua vida no lugar da nossa, apesar de merecermos morte eterna sem Deus, Deus em sua misericórdia nos oferece Vida eterna em Jesus, seu Filho.
Deus não ofereceu essa oportunidade de perdão para o Diabo e seus anjos, o Diabo foi condenado desde a erernidade, a ele não foi dada a chance do arrependimento, mas Deus decidiu que perdoaria o homem e que lhe daria a chance de morar a ternidade com Ele, pois o homem foi feito para isso, para ser do Pai, mas como Deus é um juiz justo, Ele não podia dizer: a pena para o pecado é a mortr mais vou dar um jeitinho e perdoar o homem de qualquer jeito para não perdê-lo, se alguém tinha que morrer, Ele mesmo morreu em nosso lugar, Ele que tinha a Vida, que é a própria vida, morreu nossa morte para termos sua vida.

Quem colocar sua fé em qualquer outra forma de salvação, de justificação, de ser aceito por Deus, já está condenado e a ira de Deus sobre esses permanece.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s