Com Jesus no barco

O texto de Marcos 4:35-41 narra uma situação de muita tensão na qual os discípulos estão enfrentando um temporal tão forte que pensaram que o barco ia afundar e que eles iriam morrer.

No versículo 38 vemos 2 coisas importantes:
“Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?”
. Jesus estava dormindo enquanto o temporal apavorava os discípulos e fazia o barco quase afundar
. A reação dos discípulos foi achar que Jesus não estava se importando com a gravidade da tempestade nem com a consequência deles morrerem ali.

No versículo 39 vemos a reação de Jesus ao ser despertado: “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande calmaria.”
Jesus tinha total controle sobre tudo, sobre o vento, sobre as enormes ondas, sobre a fúria do mar, e uma só ordem dEle fez tudo, de uma só vez se acalmar.

No versículo 40 Jesus pergunta aos discípulos: “Como é que não tendes fé?”. Ou seja, vocês não sabem quem está no controle não? Vocês ainda não sabem quem eu sou? Senhor de tudo?

No versículo 41 vemos os discípulos aprendendo a lição de toda aquela situação e eles dizem abismados: “E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”
Naquele momento, depois de toda aquela tempestade e tribulação, daquele momento de pavor e desespero, os discípulos reconhecem a autoridade e o poder de Jesus.

Vejo muitos comentários sobre essa passagem e frases do tipo: “Com Cristo no barco tudo vai muito bem”. Esse comentário é pobre e não expressa toda a verdade que Jesus quis ensinar com essa história. Essa narrativa expressa a total SOBERANIA DE DEUS E SEU CONTROLE COMO SENHOR.

A presença de Jesus em nossa vida não impede “o temporal”, nem as tempestades da vida mas nos mostra quem ESTÁ NO CONTROLE DO TEMPORAL.
Deus usa as tribulações e os temporais que tanto nos apavoram, pois somos humanos e pequenos, para nos revelar o poder dEle e sua soberania. Tudo, absolutamente tudo que acontece em nossa vida está sob o CONTROLE DE DEUS, pode ser a pior doença, a pior tragédia, a pior tempestade, a pior notícia, a pior perda, a pior dor, a ponto de pensarmos que vamos morrer e que o nossa vida vai afundar, assim como os discípulos apavorados diante daquele temporal pensaram, mas o Senhor se levanta e nos pergunta: ” vocês ainda não sabem quem esta no controle?”.

Muitas pessoas pensam que o silêncio de Deus e sua demora em responder ou é porque Deus não está se importando com seu problema ou é punição, mas isso não é verdade, a verdade é que Deus usa seu silêncio, assim como Jesus ficou ali naquele barco dormindo enquanto o temporal apavorava a todos, para nos ensinar SEU PODER, SUA SOBERANIA, SUA AUTORIDADE E DOMÍNIO SOBRE TUDO.

As tribulações e tempestades da vida são usadas por Deus para Ele se revelar a nós, em sua infinita sabedoria Ele sabe muito bem quem somos e como Ele pode falar aos nossos corações de forma acertiva de modo que produza frutos eternos.
E que assim como aos discípulos foi revelado o poder de Deus ao exclamarem com grande temor no versículo 41:” Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”, nós também possamos reconhecer em meio às tempestades de nossa vida que NOSSO DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE QUALQUER TEMPORAL QUE SE ABATER CONTRA NÓS.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s