Autoridade e serviço Série: pensamento de Deus X pensamento do mundo

Vivemos nesse mundo, mas não pertencemos a ele, por isso necessitamos conhecer e aprender todo o conselho de Deus, ou seja, tudo que Deus pensa sobre qualquer assunto de nossa vida, para podermos fazer a sua perfeita vontade e não seguirmos os pensamentos do mundo.
Nesse texto de hoje, vou abordar o assunto AUTORIDADE. Qual a definição de autoridade no Reino de Deus e qual a definição de autoridade no pensamento mundano.

Em Marcos 10.42-45, Jesus explica claramente sobre isso aos seus discípulos: “Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

imageJesus ensina nesse texto que o modelo de autoridade deste mundo é o oposto do modelo do Seu Reino e que está totalmente corrompido.
No mundo, os homens desejam ser investidos de autoridade em busca de honra, posição e privilégios. Desejam ser servidos, que carreguem suas malas, que sejam tratados com pompa e recebam sempre o primeiro lugar e se assentem nas primeiras cadeiras. Exercem sua autoridade em benefício próprio, dominando, oprimindo e prejudicando aqueles que lhes estão sujeitos. Geralmente usam sua autoridade de forma abusiva e não cumprem o que exigem dos outros, ou seja, sua vida e sua conduta não condizem com sua posição de autoridade, não são exemplo daquilo que seu próprio cargo exige.

Este é um exercício de autoridade corrupto e penoso que leva os subalternos a se revoltarem, rebelaram e não respeitarem a autoridade. Essa realidade do mundo nada tem a ver com o modelo de autoridade do reino de Deus.

Jesus, autoridade máxima na igreja, aquele que tem todo poder e autoridade nos céus e na terra é o nosso modelo no exercício de autoridade. No texto acima vemos que “o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”, Jesus, o Verbo de Deus encarnado, veio à terra para servir e não para ser servido e nos deixa exemplo para agirmos da mesma forma:
“Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (Jo 13.12-15)

 

Neste marcante episódio, Jesus deixa registrada a característica que deve ser marcante naquele que exerce autoridade em seu reino: o serviço. A autoridade no reino de Deus é para servir e não para ser servido. A autoridade no reino de Deus não é imposta, é conquistada pelo serviço e o maior exemplo é o nosso mestre Jesus, Deus que se fez homem, rico que se fez pobre, Senhor que se fez servo e deu sua vida, seus dias, seu amor em resgate de muitos.

Como absolutamente tudo no Reino de Deus é baseado nos princípios de Deus e não nos valores corrompidos desse mundo mau que jaz sob a influência do príncipe desse século, Satanás, a autoridade também é vista por Deus de forma oposta como o mundo a vê. No Reino de Deus para ser grande diante dos olhos do Pai, devemos descer, ser pequenos, sermos servos uns dos outros, nos assemelharmos a Jesus, nosso maior exemplo em tudo, nosso amado Senhor.

Baseados nos princípios de Jesus nos firmamos em sua verdade e nos afastamos daqueles que tem “aparência de piedade” mas demonstram pela sua conduta como amam os primeiros lugares, os títulos, a ostentação e o reconhecimento, o serem “grandes e importantes” aos olhos dos homens e o serem servidos, atitudes completamente opostas aos ensinamentos do mestre Jesus.

No Reino de Deus, descer significa subir, se humilhar significa parecer mais com Jesus, ser servo significa ser grande e a autoridade segue os que praticam o serviço. Uma vida de serviço legitimiza uma autoridade no Reino de Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s