O que é mundanismo?

A Bíblia diz “Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2.15) mas tenho visto que poucos cristãos entendem o que é o “mundo” que esse versículo trata.

Mundo na Bíblia se refere ao padrão, ao sistema dessa terra, sistema decaído e contaminado pela entrada do pecado no mundo. 

O padrão do “mundo” é o defender tudo que se opõe à vontade de Deus. 
Mais o que vemos hoje dentro da igreja? Pessoas que se dizem cristãos mas que vivem dentro do padrão decaído do mundo ou que “namoram” ou “paqueram” com esse padrão mundano a ponto de não termos como identificar nesses tais nada que os diferencie do mundo e os faça lembrar do padrão de Deus.

“Mundanismo é tudo aquilo que faz o pecado parecer normal, e o que é correto parecer estranho.”- Kevin DeYoung

Esse mundo como o conhecemos, seu padrão, seu sistema jaz no maligno, tudo dentro desse sistema foi tocado pelo inimigo de Deus, tudo dentro desse sistema está sob o domínio do Maligno. Esse mundo está condenado, o juízo de Deus sobre esse mundo está próximo, Jesus vai voltar para julgar esse mundo condenado.

Mundanismo é coisa séria, mas muitos que se dizem “evangélicos”, nome que eu acho vazio mas que os classifica bem, insistem em viver nesse mundo condenado como se isso não existisse.
Vivem tranquilos, aceitando tudo mundano entrar em seu lar, na mente dos seus filhos, em suas vidas e se amoldando ao padrão desse mundo, são pessoas éticas, moralistas com uma vida equilibrada mas que vivem tranquilos e conformados enquanto o mundo arde em chamas, indiferentes à todos os alertas que Jesus deixou.

Olhe para o que está acontecendo ao seu redor, nos jornais, nas escolas, na TV, nas revistas, na vizinhança e num momento de sinceridade, avalie se o sistema desse mundo não está indo na direção de fazer desaparecer Deus e eliminar o pecado?

Todo o sistema mundano está hoje em dia empenhado em normalizar ou legalizar todos os pecados, sinto aqui apenas alguns:
. A Bíblia diz que Deus odeia o divórcio, veja se alguém hoje em dia tem algum pesar por decidir se divorciar? Troca-se de esposa e marido como se troca de roupa.
. A Bíblia diz que Deus abomina a idolatria, que não divide sua glória com ninguém pois só Ele é Deus e todos criam seus deuses e ignoram o Criador.
. A Bíblia diz que Deus abomina a imoralidade e os desvios sexuais, mas hoje o homem tem legalizado o casamento entre homossexuais e tentado de todas as formas usar a mídia para aceitar o homossexualismo como algo normal, ignorando o Criador que fez homem e mulher, numa atitude rebelde de afrontar Deus dizendo: tu me fizeste homem, mas eu quero ser mulher! 
. A Bíblia diz que Deus é o Senhor da vida e o homem quer legalizar o aborto, o assassinato de bebês inocentes que vieram ao mundo porque Deus os gerou.
. A Bíblia diz que Deus deve ser amado acima de todas as coisas, com toda nossa força e entendimento e a humanidade cada dia que passa ama mais o dinheiro e a si mesmo e ignora a Deus.
. A Bíblia diz que Deus é santo e não tem parte nenhuma com as trevas, com imorais, com pornografia, com lascívia, obscenidade e o que vemos nos programa de comédia que todos se sentam em frente à TV para rir despreocupadamente? Tem alguma piada que não envolva sexo, duplo sentido das palavras ou alguma imoralidade?

Qual o programa de TV mas ético que existe que não tenha nas entrelinhas algum valor cristão sendo distorcido ou ignorado? Isso é o padrão do mundo, o príncipe desse mundo é o inimigo de Deus e ele não tira férias.

Muitos simplesmente não acreditam mais que amizade com o mundo é inimizade contra Deus (Tiago 4.4).

Tornar-se sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus exige que você resista ao mundo que deseja conformá-lo a seu molde. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (‭Romanos‬ ‭12‬:‭ 1-2)

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s