Discernimento espiritual no meio de uma vida material

Fomos salvos basicamente para termos comunhão com o Pai, coisa que não tínhamos antes. Deus nos reconcilia em seu Filho Jesus para andarmos com Ele em novidade de vida, a comunhão que Adão perdeu com Deus por causa do pecado que o separou de Deus, é restabelecida através de Jesus que é o único meio de se chegar até Deus. Somos transportados por Deus, do reino das Trevas para o seu Reino e passamos da morte espiritual para vivermos a vida de Jesus, passamos a ser morada do Espírito Santo de Deus, somos morada de Deus, sua igreja, o corpo de Cristo, sua noiva, que Ele voltará para buscar.

“Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!” (‭Romanos‬ ‭5‬:‭10‬)

Bem, o salvo, tem uma marca: discernimento espiritual. O Espírito Santo que habita no salvo, dá discernimento de todas as coisas. 

“Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois (‭1 Coríntios‬ ‭2‬:‭14-15‬)

“Jesus disse: Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir.” (‭João‬ ‭16‬:‭13‬)

O salvo não vive nesse mundo relaxado como se estivesse de férias, não vive desligado, de forma leviana e negligente. Ele vive Sensibilizado com as coisas eternas, no trabalho, nas conversas, no lazer, no lar, na escola, em todo lugar.
Como está sensível ao discernimento do Espírito, cuida muito das músicas que está escutando e está alerta às mensagens sutis nas músicas que declaram valores e principios do mundo e contrårios a Deus.

Não podemos fugir do mundo, mas devemos saber que todas as coisas foram tocadas pelo inimigo. A moda, a música, a ciência, tudo foi contaminado.
O salvo discerne o seu vestir, existem modas em que se percebe o mundo nelas, a sensualidade, a indefinição de homem e mulher como Deus criou, a exposição do corpo.

Existem roupas que deixam o homem andrógino, indefinido, mas Deus é totalmente definido, não suporta as trevas. O salvo discerne essa imagem do mundo e se espelha em seu mestre Jesus e não em modas mundanas.
O salvo se incomoda em ficar diante de programas de TV cheios de Imoralidade sexual – programas de TV, BBB, novelas, filmes, revistas, o que hj não tem Imoralidade sexual e promiscuidade?

“Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.” (‭Efésios‬ ‭5‬:‭3‬)

O salvo se incomoda com Piadas obscenas, gracejos imorais – programas de piadas de duplo sentido, piadas na roda de amigos, facebook, whatsapp, pois sabe que Deus é santo e nEle não há trevas alguma.

“Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.” (‭Efésios‬ ‭5‬:‭4-5‬)

O salvo que está cheio da Palavra não dá espaço para palavras que ofendem a Deus, pois o coração fala do que está cheio o coração. O salvo se incomoda até com palavras que não são torpes mas que não edificam em nada quem ouve – jargões, vícios de linguagem popular, expressões regionais que envolvem idolatria ou duplo sentido.

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.” (‭Efésios‬ ‭4‬:‭23, 29-30‬)

O Salvo tem consciência da existência do céu e de aqui não é nosso lar – não ama as coisas desse mundo, seus olhos e coração estão no que tem valor eterno. As coisas temporais vão perdendo o valor, o que importa são as eternas.
O discernimento que o Espírito Santo dá ao salvo, o faz se afastar mais e mais das coisas mundanas e o leva para perto do Pai.

“Portanto, não participem com eles dessas coisas. Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz.”(Efésios‬ ‭5‬:‭7-8‬, 10)

“Assim, eu digo a vocês, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.”(Efésios‬ ‭4‬:‭17-18‬)

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” (‭Efésios‬ ‭4‬:‭22-24‬)

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s