Os alertas bíblicos sobre os falsos mestres 

 

imageUma coisa que me chamou a atenção ao terminar de ler as cartas dos apóstolos de Jesus para os vários līderes da igreja primitiva nas várias localidades daquela época, é que repetidas vezes em quase todas as cartas eles alertam sobre os falsos mestres dentro da igreja, ou seja, no início da história da igreja, já naquela época, no primeiro século, o inimigo de Deus já investia contra a igreja, usando falsos mestres para enganar, desviar, confundir os cristãos e difamar o nome de Jesus e a imagem da igreja.

Porque hoje seria diferente? Se naquela época já existia esse tipo de ataque do inimigo contra a igreja? Hoje muitos que se dizem cristãos, pastores e líderes evangélicos, envergonham o nome de Deus com suas vidas ímpias e difamam a igreja de Cristo com escândalos. Se na Bíblia esse assunto foi repetidamente abordado, é porque era necessário nossa atenção a ele.

Nosso conhecimento desses avisos e nosso entendimento dos ensinamentos do Nosso Senhor Jesus fundamentará nossa fé e nos ajudará a discernir os lobos e falsos mestres mesmo em nosso meio, que usam a Bíblia mas pregam um evangelho distorcido, com artimanhas e astúcia levam muitos para a perdição juntamente com eles. Ser enganado é um perigo real, tanto que os apóstolos enfatizaram muito os alertas, precisamos vigiar e sondar nosso coração diante do Pai que é poderoso para nos impedir de cair.

Separei alguns textos nas cartas às igrejas da época dos apóstolos, vejamos:

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos.” (‭Hebreus‬ ‭13‬:‭8-9‬ NVI)

“Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus. A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça. Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que foram ensinadas a vocês, quer de viva voz, quer por carta nossa.” (‭2 Tessalonicenses‬ ‭2‬:‭3-4, 9-12, 15‬)

“deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé.
Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis, querendo ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas.”(‭1 Timóteo‬ ‭1‬:‭4, 6-7‬)

“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada. Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas e exercite-se na piedade. (‭1 Timóteo‬ ‭4‬:‭1-2, 7‬)

“Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. O ensino deles alastra-se como câncer;
Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniquidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”. (‭2 Timóteo‬ ‭2‬:‭16-17, 19‬)

“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também. De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.”(2 Timóteo‬ ‭3‬:‭1, 5, 12-14‬)

“Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” (‭2 Timóteo‬ ‭4‬:‭3-4‬)

“Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão…tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra. (‭Tito‬ ‭1‬:‭10, 15-16‬)

“No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda. Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.” (‭2 Pedro‬ ‭2‬:‭1-3, 19‬)

“Amados, esta é agora a segunda carta que escrevo a vocês. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se recordem das palavras proferidas no passado pelos santos profetas e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos ensinaram a vocês. Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam.”(‭2 Pedro‬ ‭3‬:‭1-3, 17‬)

“Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos. Escrevo estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar. (‭1 João‬ ‭2‬:‭4, 18-19‬, 26)

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo, mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.
Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.” (‭1 João‬ ‭4‬:‭1, 3, 6‬)

“muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.
Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. Se alguém chegar a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem.” (‭2 João‬ ‭1‬:‭7, 9-10‬)

“certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.
Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim; buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá.
Essas pessoas vivem se queixando, descontentes com a sua sorte, e seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse. “Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios”. Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito.” (‭Judas‬ ‭1‬:‭4, 11, 16, 18-19‬)

“Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.”(Hebreus‬ ‭2‬:‭1‬)

“Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.” (Judas‬ ‭1‬:‭24-25‬)

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s