Jesus – um Rei diferente

O capítulo 2 do livro de Mateus narra o nascimento de Jesus, a chegada dos Reis Magos para adorá-lo e a preocupação do Rei Herodes, que era o Rei na época do nascimento, em matar Jesus. Vejamos o texto abaixo:

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém. Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu diga a você, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. (‭Mateus‬ ‭2‬:‭1-3, 13‬)

Por que o Rei Herodes ficou perturbado ao ouvir os magos dizerem que estavam procurando Jesus para adorá-lo?
Analisando algumas informações desse texto, percebemos que o Rei Herodes se sentiu ameaçado com o nascimento de outro Rei, Jesus se tornou para Ele uma ameaça, pois Herodes achava que Jesus chegaria como Rei e tomaria sua posição de Rei, seu trono e seu poder. Herodes prontamente planeja matar Jesus para evitar perder seu trono e seu reino.

No versículo 3 vemos que com o rei Herodes, todo o povo de Jerusalém, também ficou perturbado. O povo naquela época esperava um salvador, um Rei Judeu, um governo judeu para livrá-los da situação de opressão que viviam. Por isso se perturbaram achando que Jesus havia nascido e que seria esse líder que os libertaria.
Vejam bem, o que Herodes e o povo não entendiam é que Jesus era um Rei diferente.

Como assim um Rei diferente? Jesus, o Filho de Deus, o Verbo Eterno do Pai, Criador de todas as coisas e de todo o Universo, dono de todo ouro e prata, era Deus e se esvaziou de ser Deus e nasceu como homem, como o menino Jesus, era rico, mas se fez pobre e nasceu numa estribaria, cercado por animais, Ele que era dono do Universo, se esvaziou de toda sua glória e não nasceu num palácio, nasceu na pobreza e na simplicidade de uma estábulo. Onde esse Rei Jesus pobre, sem luxo, sem trono, sem castelo, sem pompa reinaria?

O que Herodes e o povo judeu não entendia é que Jesus não veio ao mundo na forma de homem para reinar em um trono de ouro, nem em um palácio, nem sob um sistema político humano. Eles não entenderam o propósito de Deus ao mandar seu Filho Unigênito vir a terra, Jesus veio à Terra nascer como Rei no coração de cada homem e cada mulher e estabelecer o Reino de Deus na vida dos homens, o trono de Jesus não é feito de ouro em um palácio cheio de luxo e pompa, o trono de Jesus é no coração de cada ser humano que o recebe como Rei, Senhor e dono.

image

Herodes achou que o Rei Jesus tomaria seu trono, seu palácio, seu poder, sua posição de Rei. Herodes não enxergou o Rei Jesus como o dono do Universo que se fez pobre e se esvaziou de toda sua glória e se entregou, se deu, Ele deu a vida dEle por todos nós pecadores. Herodes só via o que era passageiro, material, não enxergou a Vida Eterna dada por Jesus.

O povo judeu achou que Jesus seria o Rei dos Judeus, um líder político que os salvaria da opressão em que vivam como povo, dentro do sistema daquela época. Eles não entenderam que o Reino de Jesus era eterno e não era desse mundo, eles não entenderam que Jesus queria reinar em suas vidas, em seus corações rebeldes, duros e distantes de Deus.

Jesus é o Rei dos Reis, o único Senhor, se esvaziou a si mesmo, ninguém lhe tirou nada, nem sua glória, nem seu poder, nem seu reinado, nem sua vida, Ele se deu, se humilhou a si mesmo e foi obediente à vontade do Pai até a morte e morte de cruz. Jesus venceu a morte para nos dá a Vida Eterna, esse é seu Reinado, um Reino que nunca terá fim, um Reino de justiça e paz, um Reino Eterno, esse Reino Ele veio estabelecer no coração de cada ser humano que o receber como Senhor de sua vida.

O trono de Jesus é dentro do coração de cada pessoa que entregar sua vida a Ele, esse receberá a vida de Deus em si mesmo e essa é a vida eterna: ter a vida de Cristo. Isso não é religião. Isso é vida eterna, dom gratuito de Deus para todos aqueles que em Jesus crerem. Jesus não é religião, Ele é o caminho, a verdade e a vida e não existe outro caminho, outra forma de se chegar até Deus Pai. O Reino de Jesus não é visível, não é político, não é terreno, não é material, o Reino de Deus é eterno, é dentro de nós, nós somos sua morada, seu palácio. Jesus veio para reinar em sua e em minha vida.

Isso não é religião, isso é salvação e a salvação é através do Filho de Deus, Jesus Cristo, o Senhor. O Rei que reina na vida dos homens que o recebem como Rei. Quem está sentado no trono do seu coração? Você ou Jesus?

image

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s