A compaixão e a misericórdia de Deus pelo homem

Esse texto abaixo, de Oséias, mostra o quanto Deus tem amor e compaixão para com o homem, mesmo o homem tendo a inclinação de sempre se afastar dEle.

Deus de compaixão, de misericórdia.
Deus que nos toma em seus braços e que nos conduz em bondade e amor.
Deus que se inclinou para nos alimentar através do Seu Filho Jesus.
Deus Santo, de infinita compaixão e misericórdia.

“Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. Mas, quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim. Eles ofereceram sacrifícios aos baalins e queimaram incenso para os ídolos esculpidos. Mas fui eu quem ensinou Efraim a andar, tomando-o nos braços; mas eles não perceberam que fui eu quem os curou. 
Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los.
O meu povo está decidido a desviar-se de mim. Embora sejam conclamados a servir ao Altíssimo, de modo algum o exaltam. “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregá-lo nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? 
O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão. 
Não executarei a minha ira impetuosa, não tornarei a destruir Efraim. 
Pois sou Deus e não homem, o Santo no meio de vocês. Não virei com ira.”
(‭Oséias‬ ‭11‬:‭1-4, 7-9‬)

“O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor. O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas. Rendam-te graças todas as tuas criaturas, Senhor, e os teus fiéis te bendigam.
O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz. O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados.
O Senhor é justo em todos os seus caminhos e bondoso em tudo o que faz. O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.” (Salmos‬ ‭145‬:‭8-10, 13-14, 17-18‬)

“Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.” (Lucas‬ ‭6‬:‭35-36‬)

Deixe um comentário

