“O que devo fazer para ser salvo”? Série: CONHECENDO A VONTADE DE DEUS ( Parte 4)

image

Jesus iniciou o seu ministério dizendo: “arrependei-vos pois é chegado o reino dos céus” (Mateus 4:17; Marcos 1:14-15).

Vamos entender porque Jesus veio anunciar a chegada do Reino de Deus, Jesus veio ao mundo com uma mensagem de Deus para o homem que é o Evangelho.

O que significa “Evangelho do Reino”? O termo “Evangelho” significa “Boas Novas”, isto é “Boas Notícias”.
O termo “Reino” significa “Governo”, “Reinado”, ou “ação de reinar”.
Então, literalmente, a expressão “Evangelho do Reino” significa “Boas Notícias do Governo de Deus” ou seja, Jesus veio anunciar as boas notícias do seu Governo sobre a vida do homem. Jesus veio se apresentar como Rei e Senhor do homem.

Recapitulando nosso texto sobre “O pecado original – onde tudo começou”, vimos que o pecado de Adão que passou a toda a humanidade foi a sua atitude interior de rebelião e independência de Deus. Adão rejeitou o governo de Deus e escolheu viver independente de Deus e todos nós nascemos com essa natureza rebelde e independente de Deus.

Logo, Jesus veio chamar o homem a fazer o caminho oposto de Adão, que rejeitou o governo de Deus e escolheu viver independente de Deus. Jesus veio chamar o homem a se arrepender dessa atitude de rebeldia contra o Governo de Deus e aceitar o Seu governo.
Jesus é o Rei do Reino de Deus e para o homem entrar no Reino de Deus, deve se arrepender de sua atitude interior de independência e rebelião e se submeter ao Senhorio, ao governo de Jesus, voltar a ser como Adão era antes da queda.

image

É muito importante entendermos o que é arrependimento. Pois estamos rodeados de conceitos errados do mundo e de conceitos religiosos que não definem exatamente nosso problema para Deus.
Mudança de atitude (Marcos 1:14-15) do Grego metanóia, é uma mudança de mente. O nosso maior problema aos olhos de Deus não esta nas coisas erradas que fazemos, mas sim na nossa atitude interior de independência e rebelião. Todos os pecados que cometemos são conseqüência desta disposição interior.

Quando no meu interior há uma atitude de independência (sou dono da minha vida, faço a minha vontade), como conseqüência disto, os meus atos e as coisas que vou fazer no meu dia a dia não vão agradar a Deus. O objetivo de Deus é atingir a raiz do problema: que eu mude de atitude.
De uma atitude de independência para uma atitude de dependência; de uma atitude de rebelião (faço o que me dá na cabeça), para uma atitude de submissão (estou sujeito a Cristo em tudo). Essa é a raiz do problema do homem com Deus e Jesus, o Rei, o Senhor absoluto, veio resolver O problema, a Raiz do problema do homem com Deus instaurando na vida de cada homem que se arrepende, o Seu governo.

Quando mudamos a nossa atitude para com Deus, mudamos também os nossos atos. Mudamos de dentro pra fora, cortamos a raiz do pecado, a independência de Deus.
Quando mudo somente os meus atos (deixo de fazer algumas coisas que considero erradas), mas permaneço no meu interior com atitude de independência – me trono um religioso, mudando só por fora e continuando independente de Deus.

Voltemos à pergunta base desse post: “O que devo fazer para ser salvo”?
. Aceitar o evangelho que Jesus pregou: Mc 16:15-16.
A boa notícia do reino de Deus e da salvação na pessoa, vida e obra do Senhor Jesus Cristo. O homem precisa crer neste evangelho senão estará perdido.
. Se arrepender, ser batizado nas águas e receber o Espírito Santo (At 2:38).

O que é Arrependimento? A palavra grega é metanóia, que significa mudança de mente, isto é ter uma nova mentalidade, uma nova atitude em relação a Deus e ao pecado como segue:
ATITUDE ANTERIOR: Independência Rebelião (faço o que me dá na cabeça). ATITUDE NOVA: Dependência Submissão (estou sujeito a Cristo em tudo)

image

Reino é território onde um rei governa. É o lugar onde a autoridade de um rei é reconhecida. O Reino de Deus é onde Deus reina. O Reino de Deus está na vida de um discípulo. A Bíblia diz que existem dois reinos. O Reino de Deus e o Reino das Trevas (Cl 1.13). No Reino das Trevas estão todos aqueles que não reconhecem a autoridade de Jesus sobre suas vidas. No Reino de Deus estão todos aqueles que reconhecem a autoridade de Cristo e se submetem ao seu governo.

O problema central do homem é a independência de Deus. Somente uma pregação do evangelho que apresente a Jesus como Senhor e dono, pode acabar com a independência. Infelizmente a igreja não tem pregado esse Evangelho do Governo de Jesus sobre o homem, mas um evangelho distorcido que prega a salvação sem governo, prosperidade e felicidade, um evangelho que não trata do problema da independência do homem nem da solução que Jesus trouxe com Seu governo sobre a vida do homem.

SUBMISSÃO TOTAL À AUTORIDADE DE JESUS NÃO É UMA OPÇÃO PARA O SALVO MAS UMA CONDIÇÃO PARA SER SALVO.

image

Diante dessa verdade podemos observar que hoje há no mundo três tipos de homens.
1. O primeiro não quer saber de Deus.
2. O segundo está muito interessado em Deus.
3. O terceiro vive para Deus.

São eles:
1) O INCRÉDULO: Não quer dizer necessariamente ateu. É alguém que não tem interesse em Deus. Qual é o seu problema? Ele governa sua própria vida. Controla todas as áreas de sua vida conforme a sua vontade e para seu próprio prazer. Tem o EU no centro de sua vida. Ele vive para si mesmo.

2) O RELIGIOSO: É muito diferente do incrédulo. Acredita em Deus, lê a bíblia, ora, canta, vai às reuniões, chama Jesus de Senhor etc. Mas, qual o seu problema? O mesmo do incrédulo. Tem o EU no centro. Vive para si mesmo. E Deus? Deus existe para abençoá-lo, curá-lo, serví-lo e salvá-lo. É um quebra-galho. Esse está pior que o incrédulo porque está se enganando. (Mt 7:21).

3) O DISCÍPULO: Não vive mais para si mesmo. Vive para Deus. Toda sua vida está estruturada em função da vontade de Deus. Jesus é o seu Senhor (Gl 2:19,20).

image

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s