Com que finalidade Deus criou o homem?  Série: CONHECENDO A VONTADE DE DEUS ( Parte 1)

 

image

Nada pode existir sem propósito definido. Assim também a sua vida e existência.
Como todas as pessoas, você também é especial para Deus. Ele tem um plano para sua vida. Descobrir e viver esse plano de Deus ao te criar, fará sua existência ter sentido e valor eterno.

Um erro muito comum é ver a Bíblia com um enfoque humanista (o homem no centro de tudo), e concluir que o propósito de Deus era a salvação dos homens. Tudo girando em torno do homem e de suas necessidades. Isso gera uma grande confusão e afasta o homem do centro da vontade de Deus, vejamos o porquê.

É claro que Deus quer salvar a todos os homens. Isto vimos claramente nos textos de 1Tm 2.3-4; 2Pe 3.9 e Jo 3.16. Mas nós não devemos confundir aquilo que Deus deseja com o que é o seu propósito. O propósito de Deus não surgiu com a queda do homem. É algo que já estava no seu coração antes da fundação do mundo (Ef 1.4,11).

Se, antes da fundação do mundo, Deus tinha o propósito de salvar o homem, então Deus é cúmplice do pecado, porque Deus necessitava que o homem pecasse para cumprir seu propósito. Quando Deus disse: “não coma deste fruto”, na verdade, queria que o homem comesse e pecasse, ficando perdido e em trevas. Deste modo Deus poderia cumprir o seu propósito de salvar o homem e mostrar o seu grande amor. Ora, tudo isto é uma grande confusão! Deus jamais quis que o homem pecasse! A salvação não era o propósito do coração de Deus. A redenção foi necessária por causa da queda. A queda não foi “programada” para que houvesse salvação.

Toda a criação aponta para o propósito eterno de Deus.
Quando Deus fez o homem, ele queria ter filhos com Sua imagem, com Sua natureza e com a Sua vida.
Deus queria ter uma grande família que expressa se na terra a sua glória e autoridade (Gênesis 1:26-28), por isso Adão e Eva foram criados à imagem de Deus.

Sabemos que cada ser vivo se reproduz segundo a sua espécie. Então quando Adão e Eva se multiplicassem, reproduziriam filhos à imagem de Deus. Esta seria a família de Deus.

O propósito eterno de Deus sempre foi ter uma família, onde ele fosse o Pai e nós seus filhos, onde viveríamos conforme a Sua vontade numa dimensão de gozo, paz e harmonia, impossível de se descrever agora pois: “…nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1ª Coríntios 2:9).

Jesus disse: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). Todos precisam conhecer a verdade e não ficar a mercê das inverdades culturais cultivadas pela maioria, pela mídia, pelo estilo de vida errado que a maior parte da sociedade vive.

Deus têm um plano especial para você, isto é que você seja um filho semelhante a Jesus Cristo. Este é o propósito de sua existência, para o qual você foi criado (Ler Rm 8: 26-30).

image

Tudo que fazemos só terá valor eterno à medida que cooperar com o propósito de Deus.

Não obstante o propósito eterno de Deus foi afetado pela queda registrada em Gn 3. O pecado do primeiro casal foi um desvio no propósito de Deus, no próximo texto vamos abordar esse desvio e o que Deus fez para restaurar o seu Propósito eterno e imutável no texto CONHECENDO A VONTADE DE DEUS ( Parte 2).

TEXTOS BÍBLICOS:
Deus tinha um propósito eterno no coração………………..Efésios 1:4-5
Para que Jesus seja o primogênito………………………….. Romanos 8:29
Façamos o homem à nossa imagem………………………….. Gênesis 1:26
E domine ele sobre…………………………………………………..Gênesis 1:26
E viu Deus que era bom…………………………………………… Gênesis 1:31
Sede santos porque Eu sou santo……………………………..1ª Pedro 1:16
E de glória e de honra o coroaste………………………………. Salmo 8:3-8

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s