Você tem fé?

O povo brasileiro de uma forma geral é um povo que diz ter muita fē, todos dizem, eu tenho muita fé.
O problema é: tem fé em quê ou em quem?
Ter fé na pessoa errada ou na coisa errada, de nada adianta. Será um desperdício de fé.

Em Lucas 1:5-25 vemos a narração da reação de Zacarias, homem temente a Deus, quando ouviu do anjo Gabriel que sua esposa já idosa e estéril teria um filho:

Zacarias perguntou ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada”. (‭Lucas‬ ‭1‬:‭18‬)

A reação de Zacarias foi de dúvida, ele achou que sua situação de ser idoso e de sua esposa ser estéril e idosa era por demais impossível para eles terem um filho.
Os olhos de Zacarias estavam nas impossiblidades de sua situação e limitação humana.

Na continuação do texto de Lucas 1: 26-38 vemos a reação da virgem Maria quando ouviu do anjo Gabriel quando este lhe avisou que ela havia sido escolhida por Deus e que ficaria grávida do Filho de Deus:

Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso se sou virgem?” (‭Lucas‬ ‭1‬:‭34‬)

A reação de Maria foi diferente da de Zacarias, Ele não duvidou do que Deus faria, perguntou como Ele faria ela engravidar, já que era virgem.

A resposta do anjo foi:
O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus”. (‭Lucas‬ ‭1‬:‭35-37‬)

Ou seja: a obra será sobrenatural, fora da esfera humana, fora das limitações humanas. A obra será do Espírito Santo. Par Deus fazer o que Ele quer, não há problema se vc é virgem ou se Isabel é idosa e estéril. E Maria creu no poder e na providência e se submeteu ao plano de Deus mesmo sabendo que corria riscos de aparecer grávida antes de se casar.
Ela creu em Deus e respondeu:

Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou. (‭Lucas‬ ‭1‬:‭38‬)

Outro exemplo de fé foi a do centurião que lemos em Lucas 7:1-10, esse homem que tinha autoridade sobre 100 homens e muitos servos que lhe prestavam obediência, reconheceu em Jesus uma autoridade muito superior a de qualquer um, ele reconheceu em Jesus autoridade e poder sobre o Universo e sobre a doença de seu servo que estava a beira da morte. E disse: 

Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado. (‭Lucas‬ ‭7‬:‭6-7‬)

Ele sabia quem ele era diante de Jesus: indigno de receber Jesus, não merecia recebê-lo
Ele sabia quem era Jesus: soberano e poderoso Senhor.
Ele cria tanto no poder de Jesus que disse que se Ele dissesse apenas uma palavra, de onde estava, de longe, sem nem ao menos ver o servo doente, ele seria curado. A fé dele era no poder de Jesus. Ele reconhecia quem Jesus era e a sua autoridade e poder sobre tudo e todos.
E o que Jesus disse sobre esse homem? Que nunca havia encontrado tanta fé.

Nosso Deus sustenta o Universo com suas mãos, suas santas e poderosas mãos.
Qual problema nosso é tão grande para Ele? 
Qual doença é incurável para Ele?
Qual desafio é impossível para Ele resolver?

Nossa fé que é pequena ou errada, tiramos nossos olhos de Quem pode resolver nossos problemas, doenças e nos socorrer e colocamos em nossos problemas e não reconhecemos o poder de um Deus Soberano e Criador, não reconhecemos que somos indignos e que Ele tem toda autoridade e poder para agir acima e além de nossa limitação humana.

Seu agir é sobrenatural e excede nosso limitado entendimento e exige nossa fé nEle, apenas nEle e em mais nenhuma recurso próprio ou humano.

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”
Hebreus‬ ‭11‬:‭6‬

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s