PERDÃO

“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17)

Em qual reino nós estamos? No Reino de Deus.
No que consiste o Reino de Deus? Em justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
Onde há justiça, há paz e onde há paz, há alegria, há felicidade.
No mundo, o maior entre todos é aquele que manda, mas no Reino de Deus, o maior é aquele que serve, por isso Jesus lavou os pés dos discípulos. Ler João 13: 1-15

Vamos analisar a vida de Pedro:
. Pedro tinha sérias deficiências de caráter: era impulsivo, ia de um extremo a outro em pouco tempo => num momento ele não quer que Jesus lave seus pés, no outro, ele pede pra lavar tudo
Disse Pedro: “Não; nunca lavarás os meus pés!”. Jesus respondeu: “Se eu não os lavar, você não terá parte comigo”. Respondeu Simão Pedro: “Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça!” (João 13:8, 9 NVI)
. Pedro era um desastre ambulante
. Tinha atitudes extremadas – disse que daria a vida por Jesus e ao amanhecer, o negou e o traiu.
. Não aguentava pressão, fugiu quando Jesus foi preso
. Mentiroso – mentiu e negou que conhecia Jesus
. Covarde
. Traidor – traiu seu maior amigo, a quem mais amava
Depois que Pedro traiu Jesus, o negou e falou blasfémias contra Ele, Jesus passou e olhou para Ele, a consciência de Pedro estava detonada, ele estava desesperado e com suas emoções arrebentadas. Ele ainda não tinha revelação da ressurreição de Jesus.
Quando começou a cura de Pedro? Quando Jesus passou e olhou pra ele Enquanto ele o negava.
O que tinha no olhar de Jesus? Ternura. Jesus estava sendo traído e mesmo assim tinha ternura no olhar, mesmo assim conseguia olhar pra Pedro.
O olhar de Jesus não foi de acusação, de reprovação.
O olhar de Jesus dizia: eu disse que vc ia me trair, eu já sabia, vc que não sabia disso, eu te conheço e mesmo assim estou indo pra cruz por vc, você é que não se conhece.
Jesus morreu e Pedro não sabia que Ele iria ressuscitar. Pedro não se matou como Judas após trair Jesus por causa do olhar de Jesus.
. Quando Maria veio contar que o corpo de Jesus não estava no sepulcro, Pedro foi o primeiro a chegar lá. “Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro.”(João 20:3 NVI)
. Na terceira vez que Jesus aparece aos discípulos, João avisa a Pedro que Jesus estava na praia e Pedro se joga na àgua e vai nadando afoito pra praia: “Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram. O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar. Esta foi a terceira vez que Jesus apareceu aos seus discípulos, depois que ressuscitou dos mortos. (João 21:4, 7, 14 NVI)

. Jesus pergunta a Pedro 3 vezes:
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”. (João 21:15)
Na terceira vez, Pedro responde: tu sabes de todas as coisas.
A resposta de Jesus foi: apascentas minhas ovelhas, isso quis dizer: eu não desisti de você!
Jesus não desiste de nós por pior que sejamos, isso se chama PERDÃO.

ELE NOS PERDOA, ELE NÃO DESISTE DE NÓS POR MAIS IMPERFEITOS QUE SEJAMOS.
A casa de Deus é casa de justiça, paz e alegria no Espírito Santo -‘tem que ser farta de perdão.
A casa de Deus é uma casa de imperfeitos como Pedro, uma casa de homens e mulheres que não podem andar baseados em sua justiça própria, mas na justiça de Deus.
Jesus, que é perfeito não desiste de nós, eu que sou imperfeito, não posso desistir de ninguém, nem de mim mesma.
Deus diz: eu não desisto de você.
Que o Espírito Santo encha a casa de Deus com ternura e perdão, porque se Deus que é perfeito nos perdoa, como nós imperfeitos não vamos perdoar os imperfeitos iguais a nós?
O Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Mario Fagundes
03/11/2013

Deixe um comentário

