Se Deus já sabe de tudo, porque tenho que orar?

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (Jo 15.15)
Este é um assunto muito especial.
Há um convite que parte do coração de Deus para seus filhos.
Ele nos chama a andar em sua presença e usufruir de sua bendita companhia. Seu coração anela por nossa presença. Ele nos convida a um relacionamento pessoal e íntimo.
Que mistério! O Deus Todo-Poderoso deseja estar em comunhão conosco. Somos convidados a mergulhar na aventura de conhecê-lo. Se nos maravilhamos com as Escrituras inspiradas, que superior experiência é conhecer aquele que as inspirou. Se é grande o privilégio de ser seus servos, que incomparável honra e prazer há em ser seus amigos.

Somos chamados a um relacionamento pessoal com Cristo. Não podemos viver somente de conhecer os seus mandamentos. Estaríamos perdendo o melhor da vida cristã. Se alguém não se relaciona com Deus, mesmo que cumpra alguns de seus mandamentos, é um “religioso”. Alguém pode conhecer as palavras de Deus e não conhecer a Deus

Vejamos agora 5 aspectos interessantes da oração:

1º aspecto
Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens.” (1Tm 2.1). “… com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.” (Ef 6.18).
“Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Fp 4.6).
O Espírito Santo, aqui, nos exorta a apresentar diante de Deus nossas petições pela oração e súplica.
Por que devemos pedir-lhe por algo? A resposta é simples. Deus conhece todas as coisas, mas ele quer que nós as peçamos. Ele não quer agir sozinho. Deus quer cultivar um relacionamento de pai e filho conosco
Que mistério! O Senhor estabeleceu um princípio: Ele espera que seus filhos orem antes de cumprir a sua vontade. Quanta responsabilidade e temor vêm sobre nós! Deus espera pelas orações e súplicas antes de realizar a sua vontade.

2º aspecto
Orai sem cessar.” (1Ts 5.17). “… com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito…” (Ef 6.18 – Deseja que o busquemos e ouçamos seu conselho em todas as circunstâncias.
Orar é um mandamento.
Passemos todas as atividades de nossos dias com a consciência da presença de Deus, fazendo orações silenciosas.

3º aspecto
Este é outro aspecto muito importante de nossa relação com Deus.
“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará.” (Mt 6.6).
Ainda que tenhamos um bom relacionamento com Deus durante todo o nosso dia, a palavra do Senhor nos exorta a ter um tempo exclusivo para a comunhão com ele.

4º aspecto
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5.18).
Dar graças por tudo é um mandamento. Deus é soberano e Ele sabe o que faz, o papel do homem é de reconhecê-lo e adorá-lo.

5º aspecto
Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tg 5.16)
A obra de Deus é espiritual e não podemos realizá-la com recursos materiais. Ninguém pode converter alguém. Isto é obra do Espírito Santo, e é necessário oração para que aconteça.
E ele ordena que oremos para que ele possa operar. Ninguém pode dar revelação da Palavra de Deus a outro. Isto é obra do Senhor, que acontece a partir da oração. A oração é nosso trabalho mais eficaz. Ela vai onde nós não podemos ir.

 

referência: Apostila Comunhão com Deus ( http://fazendodiscipulos.com.br/wp-content/uploads/downloads/2011/03/04-Comunhão-com-Deus.pdf)

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s