O que é idolatria?

Imagem

Idolatria é inventar ou ter alguma coisa em que se deposite confiança, em lugar ou ao lado do único e verdadeiro Deus, Criador de todas as coisas.

Entre os 10 mandamentos, o primeiro é:
“ Não terás outros deuses além de mim.
‘Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelo pecado de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações os que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
(Livro de Deuteronômio 5:6-10 )
Toda a Bíblia está repleta de alertas sobre não seguir outros deuses, quem pode dizer que não foi alertado?


” Temam o Senhor, o seu Deus e só a ele prestem culto e jurem somente pelo seu nome. Não sigam outros deuses, os deuses dos povos ao redor; (livro de Deuteronômio 6:13, 14)
Jeremias explica o porque as pessoas seguem outros deuses, ídolos, ao invés de se renderem ao Deus criador:
“Este povo ímpio, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que age segundo a dureza de seus corações, seguindo outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los, que este povo seja como aquele cinto: completamente inútil! ( Livro de Jeremias 13:10).
O próprio Deus pergunta ao homem:
” Com quem vocês vão comparar-me ou a quem me considerarão igual?
A quem vocês me assemelharão para que sejamos comparados?
Alguns derramam ouro de suas bolsas e pesam prata na balança;
contratam um ourives para transformar isso num deus, inclinam-se e o adoram. Erguem-no ao ombro e o carregam; põem-no em pé em seu lugar, e ali ele fica. Daquele local não consegue se mexer.
Embora alguém o invoque, ele não responde; é incapaz de salvá-lo de seus problemas.
Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá.
Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada. (Isaías 46:5-10 NVI)
No dia do seu encontro face a face com Deus, qual a desculpa que vc dará a Deus por ter idolatrado imagens feitas pelas mãos dos homens?
Qual desculpa vc dará ao grande Juiz de toda a terra porque vc colocou sua fé e sua confiança em imagens de homens e mulheres endeusados pelo próprio homem?
Pare hoje e reflita: porque meu coração se inclina à adoração das coisas criadas e não pelo próprio criador e autor da vida?
Confronte seu coração diante de Deus, se arrependa de seu coração duro e obstinado e se renda ao governo absoluto do Senhor dos Senhores, pois só Ele é Deus e não há outro.
Isaías adverte os idólatras:
Mas retrocederão em vergonha total aqueles que confiam
em imagens esculpidas, que dizem aos ídolos fundidos:
‘Vocês são nossos deuses’. (Isaías 42:17 NVI)
Que o Espírito Santo de Deus abra seus olhos, seu coração para essa verdade que está na Bíblia, leia a Bíblia, não acredite em homens, o destino da sua alma está em jogo e de seus filhos também.

Deixe um comentário

