Como o mundo seria se o homem obedecesse aos mandamentos de Deus?

imageDeus deu ao homem 10 mandamentos, que estão narrados no livro de Êxodo capítulo 20 versículos de 1 a 17, esses mandamentos são as leis de Deus, as regras que Deus estabeleceu para o homem conhecer a vontade de Deus e obedecer.

Porque o homem é abençoado ao obedecer as leis de Deus?
Porque Deus nos criou e sabe o que é melhor para nós, assim como os pais sabem o que é melhor para seus filhos, que por rebeldia enfrentam seus pais e não aceitam se submeter às suas ordens e orientações pois “acham” que fazer o que querem é o melhor para eles, mesmo indo de encontra aos conselhos dos pais.
A Bíblia diz que nossos pensamentos são limitados mas que os de nosso Criador são mais altos que os nossos:
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos. (Isaías 55:8, 9 NVI)
Mas o homem em sua rebeldia contra Deus (assim como um filho rebelde que ignora os conselhos dos pais) não reconhece os mandamentos e as leis de Deus para sua vida e decidem fazer suas próprias leis mesmo ofendendo às claras leis do seu Criador.
As leis de Deus são para proteger o homem, veja o exemplo de uma lei de trânsito: se um carro se aproxima do semáforo e ele está vermelho, o carro deve parar, porque a lei de trânsito diz que os carros têm que parar no sinal vermelho. Se o carro passar, estará desobedecendo a lei, e corre o risco de bater em outro carro, atropelar uma pessoa ou levar uma multa.
Deus sabe os riscos que corremos em nossa vida e estabeleceu limites que o homem em sua rebeldia não aceita nem se submete e escolhe governar sua própria vida, desobedecendo e ignorando os limites impostos por Deus.
Quem mais conhece uma máquina além do seu próprio fabricante? Deus nos criou, Ele nos conhece e nos deu um manual: a Bíblia, sua palavra, sua lei, sua carta de amor ao homem.
Vejamos os 10 mandamentos que Deus deu à Moisés:
Primeiro mandamento: Êxodo 20: 3 -“Não terás outros deuses além de mim. => nessa primeira Lei que Deus dá ao homem, Ele deixa claro que só Ele é Deus e que o homem não procure nem invente outros deuses pra si.
O Segundo mandamento é complementar ao primeiro: “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Êxodo 20: 4 => esse segundo mandamento esclarece que o homem não deve criar ídolos para si mesmo, nenhuma imagem, pois Deus não aceita dividir sua glória com nada nem ninguém, Ele é Deus!
No novo testamento, Jesus confirma esse mandamento como o mais importante de todos, Jesus disse: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. Mateus 22:37
Ora, se o homem amasse a Deus de todo o seu coração, Ele obedeceria sua leis. Como tratamos as pessoas que amamos? Fazemos tudo para agradá-las e não ofendê-las. Logo, se o homem amasse a Deus de todo o coração, não o ofenderia adorando imagens, homens endeusados, o dinheiro, o sucesso ou a si mesmo.
No livro de Deuteronômio, somos alertados sobre nã dar forma alguma para Deus pois Ele é espírito e não podemos compará-lo a nenhuma forma humana ou de animais:
“No dia em que o Senhor falou a vocês do meio do fogo em Horebe, vocês não viram forma alguma. Portanto, tenham muito cuidado, para que não se corrompam fazendo para si um ídolo, uma imagem de alguma forma semelhante a homem ou mulher, ou a qualquer animal da terra, a qualquer ave que voa no céu, a qualquer criatura que se move rente ao chão ou a qualquer peixe que vive nas águas debaixo da terra. E para que, ao erguerem os olhos ao céu e virem o sol, a lua e as estrelas, todos os corpos celestes, vocês não se desviem e se prostrem diante deles e prestem culto àquilo que o Senhor, o seu Deus, distribuiu a todos os povos debaixo do céu. (Deuteronômio 4:15-19).
Mas a rebeldia e a dureza do coração do homem, acha desculpa para cada desobediência às leis de Deus, o homem idolatra imagens criadas por suas próprias mãos, cria deuses humanos com desculpa de devoção e não de adoração, coloca todo seu coração no dinheiro, no sucesso e nessa vida passageira.
O Quinto mandamento diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. (Êxodo 20:12)
Esse mandamento é confirmado no Novo Testamento no livro de Efésios: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. (Efésios 6:1-3).
Como seria o mundo hoje se os filhos honrassem e obedecessem aos seus pais? Você consegue ter uma noção do impacto positivo que essa atitude causaria em nossa sociedade?
Mas o que vemos? Filhos que desde a mais tenra idade enfrentam a autoridade dos pais, desobedecem abertamente a mais simples ordem, desrespeitam descaradamente os pais diante de todos.
É uma tristeza ver pais completamente perdidos diante de filhos rebeldes que tratarão Deus da mesma forma: com desrespeito e desobediência.
Todos os demais mandamentos da época de Moisés ( 6- Não matarás. / 7- Não adulterarás. / 8- Não furtarás. / 9- Não dirás falso testemunho. / 10- Não cobiçarás) foram resumidos por Jesus em apenas um: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. (Marcos 12:30, 31).
Sabiamente Jesus disse, ame o teu próximo como a ti mesmo, pois se alguém ama o seu próximo, certamente não o matará, não vai adulterar e trair sua mulher/marido, não vai roubar o outro, não vai falar mal do outro, não vai ter inveja e cobiçar o que é do outro. O resumo de Jesus foi perfeito.
Como o mundo seria se o homem obedecesse essa Lei de Deus e as pessoas amassem as outras como a si mesmas?
Ninguém mataria o outro, mas perdoaria.
Ninguém ia acelerar o carro para ultrapassar o outro só pelo sentimento de não ficar atrás.
Ninguém tiraria vantagem do outro mas seria leal e justo.
Ninguém roubaria ninguém pois não ia querer prejudicar aquela pessoa.
Meu Deus, nem consigo imaginar um mundo assim! Que não agisse corretamente por justiça própria, por querer ser santinho, bonzinho, educado ou moralista, mas porque não queria insultar nem ofender as suas leis!
Meus Deus, como teus mandamentos são perfeitos e como tuas leis são completas, elas poderiam poupar tantas dores, desgraças, mazelas e injustiças que existem nesse mundo!
Poderiam gerar justiça, amor, paz, tudo que o mundo mais precisa.
Mas o homem prefere continuar enfrentando Deus e dizendo em seu coração obstinado: minhas leis são melhores, olhe só como estamos bem sem você Deus: a fome e a miséria aumenta, os assassinatos, homicídios e suicídios aumentam, a injustiça e a opressão ao pobre aumenta, olhe só Deus, como damos conta de tudo e como escolhemos bem nossos deuses! Nos deixe em paz! O que queremos é fazer o que queremos e te ignoramos mesmo, e dai?
Queremos liberar o aborto com a desculpa que a mãe é dona do seu corpo e decide se assassina ou não a vida que tú geraste dentro do seu ventre.
Queremos liberar o casamento entre pessoas do mesmo sexo com a desculpa que todo tipo de amor é lícito, mesmo ignorando que Deus criou homem e mulher e que o casamento é uma instituição estabelecida por Deus para proteger a família.
Queremos liberar o sexo com todos, como se fôssemos bichos no cio, mesmo Deus tendo estabelecido o sexo para o casamento, dentro de uma aliança.
Queremos declarar mentiras como verdade: que adultério, homossexualismo, mentir por uma boa causa, roubar sem ninguém ver, abortar quando for necessário, que nada disso é pecado.
Desculpa ai Deus, você me fez mulher, mas eu quero ser homem e quero gostar de mulher.
Desculpa ai Deus, somos rebeldes e queremos fazer o que queremos, queremos agradar ao nosso próprio ventre, mesmo ofendendo suas leis e mesmo indo de encontro aos seus mandamentos. Mesmo nos atolando cada vez mais na lama do pecado e de todas as desgraças e mazelas que a desobediência aos teus mandamentos trouxe ao nosso mundo.
A Bíblia diz que “Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!” Salmos 119:2
Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.
Efésios 5:6
As opiniões humanas, leis humanas e rebeldia humana passará e no dia do julgamento, cada um dará conta de si mesmo e de sua rebeldia contra Deus, cara a cara, frente a frente.
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6:23 NVI)
Arrependa-se da sua atitude rebelde contra o seu Criador, reconheça-o em sua vida, se renda ao seu governo e tenha vida em abundância mesmo aqui nesse mundo mau que jaz no maligno.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s