SALVAÇÃO : o mérito é seu ou de Cristo?

Imagem

Um repórter entrevistou 4 homens das principais religiões do mundo:

1- Judeu Ortodoxo:
Repórter: Senhor, se você morresse agora, para onde iria?
Judeu: Bem, para o paraíso.
Repórter: Por quê?
Judeu: Porque eu amo a lei de Deus, eu sou um homem justo, eu faço boas obras, eu estudei a lei de Deus, eu me alimento da sua lei.
Repórter: Ok, entendi.

2- Mulçumano:
Repórter: Senhor, se você morresse agora, para onde iria?
Mulçumano: Para o paraíso.
Repórter: Por quê?
Mulçumano: Porque eu amo o Alcorão, eu fiz todas as perigrinações, fiz todas as orações, dei esmolas aos pobre, sou um homem justo e muito religioso.
Repórter: Ok, entendi.

Católico:
Repórter: Senhor, se você morresse agora, para onde iria?
Católico: para o céu.
Repórter: por quê?
Católico: Bem, porque quando eu era bb meus pais me batizaram na igreja católica, quando eu era maiorzinho fiz catecismo e primeira comunhão, vou a missa sempre que posso, rezo a ave-maria e Pai-nosso e sou devoto de todos os santos e principalmente de Maria mãe de Jesus. Tenho o terço pendurado em casa, no carro, tenho os santos que sou devoto e rezo pra eles todo dia. Sou um bom homem, creio em Deus e nos santos, tenho orgulho de ser católico e sou muito religioso.
Repórter: Ok, entendi.

3- Cristão nascido de novo:
Repórter: Senhor, se você morresse agora, para onde iria?
Cristão: Para o céu.
Repórter: Por quê?
Cristão: Bom, eu nasci em pecado, em pecado minha mãe me concebeu, quebrei cada lei que Deus já deu ao homem, sou achado completamente injusto, sem valor e sem mérito e eu mereço o mais profundo julgamento.
Repórter: Pare, pare! Os outros eu entendo, eles dizem que vão para o céu porque merecem ir ao céu. Mas não entendo você, que me contou com alegria que iria para o céu, mas depois disse que não tem valor ou mérito para ir? Então como você vai pro céu?
Cristão sorri e diz: Porque eu vou para o céu baseado no mérito e no valor de outro, Jesus Cristo, meu senhor!
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. ( 1 Timóteo 2:5, 6)

Diga-me desses 4 qual dá a glória a Deus e qual dá a glória ao homem?porque?

Por que o cristão sabe que a única esperança dEle é a salvação em Cristo, que o mérito dEle ter sido salvo é todo de Jesus e que não existe nada fora de Jesus que ele possa fazer para ser salvo. ” A salvação pertence ao Senhor.” Judas 2:9

Como chegar a Deus? Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (João 14:6 NVI)

Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe. (Isaías 64:6 NVI)
Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:4, 5, 8, 9 NVI)

Todo cristão deveria ter consciência que:
– nasceu em pecado
– foi concebido em pecado pela mãe
– nasceu separado de Deus pelo pecado ( Deus é santo e justo e não convive com o pecado)
– quebrou cada lei que Deus lhe deu
– é injusto, estragado pelo pecado, sem mérito ou valor
– que merece o julgamento de Deus
– mas eu vou pro céu baseado no mérito e no valor do Outro: Jesus Cristo, meu Senhor!
– sua única esperança é que Jesus pagou um alto preço por vc que era escravo do pecado, o preço foi a vida dele pela sua.

Todo homem deveria ter consciência que:

– sem Jesus, não existe esperança de salvação.

3 comentários sobre “SALVAÇÃO : o mérito é seu ou de Cristo?

Deixe um comentário

